Olá, tudo bem?

Que bom ter você com a gente em mais um Boletim EGG! ❤️

Vamos colocar você a par do que aconteceu no último mês e o que está por vir em abril.

Neste boletim vamos falar dos novos eixos de investimentos do Plano Niterói 450, dos novos artigos do PDPA disponíveis no nosso site, do Festival Mulher, além do XI Congresso do Consad, e muito mais!

Você vai levar aproximadamente 15 minutos para ficar por dentro das novidades! 😊👇 

Vamos lá? 🚀

Prefeitura anuncia novos eixos sob o Plano Niterói 450 anos

Falamos no último boletim sobre o Plano Niterói 450 anos e os investimentos nos eixos da Saúde, Educação e do Centro 450.

Além dos investimentos nos 3 primeiros eixos, a Prefeitura de Niterói anunciou investimentos em mais novos três:

O eixo Zona Norte, que prevê obras de infraestrutura viária com a reformulação da Alameda São Boaventura e a criação do terminal rodoviário do Caramujo, o investimento na dragagem do Canal de São Lourenço, a implantação de mais um Restaurante Popular e a inauguração do primeiro Centro Cultural da Zona Norte.

O eixo Sustentabilidade, que inclui obras como a conclusão do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), a restauração da Ilha de Boa Viagem, bem como ações de reflorestamento e ampliação da malha cicloviária, além da melhoria da infraestrutura de unidades de conservação e a construção de usinas para melhor tratamento e descarte de resíduos sólidos.

O eixo Clima e Resiliência, que inclui obras de contenção de encostas, modernização do Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil, substituição de veículos da frota municipal por carros elétricos e projetos da primeira Secretaria Municipal do Clima no Brasil, que visam a mitigar a emissão de gases, entre outras iniciativas.

Novos artigos PDPA no repositório da EGG

Você já leu os novos artigos do PDPA que estão no repositório da Escola?

No último mês recebemos artigos que foram produzidos sob Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – PDPA.

O PDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – foi construído a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC). O programa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos aplicados para promover soluções relacionadas aos desafios prioritários da Cidade nas diferentes áreas do Niterói Que Queremos (NQQ), que faz parte de um novo modelo de gestão da Cidade – para o qual foi elaborado um planejamento estratégico de médio e longo prazos – e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Quer saber o que você vai encontrar de novidade? 🤓

Festival Mulher

Em março, Mês da Mulher, celebramos os avanços que as mulheres conquistaram na luta pela igualdade de gênero, mostramos também como essa luta permanece necessária e o que temos feito na Prefeitura por uma sociedade mais justa e inclusiva. Por falar nisso, já viu o vídeo que apresenta nossa Coordenadoria de Política e Direitos das Mulheres – CODIM

A programação do mês, liderada pela CODIM, foi repleta de momentos de reflexão, compartilhamento de experiências, debates e, sim, de premiação e celebração!

Vamos destacar aqui o Festival Mulher, que reuniu mulheres como Preta Gil, Mônica Martelli, Luana Génot, Ana Cañas, Mona Vilardo, Sandra Sá e Elisa Lucinda em apresentações gratuitas na Sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural).

O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Niterói e da CODIM, e foi um sucesso!

Dê uma olhada em como foi o calendário 👇🏼

Live - A Gestão Pública também é lugar de mulher

No mês de março, a Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói – SMF abriu a Campanha “Elas da SMF” com uma roda de conversa sobre a importância de termos mulheres na liderança para o fortalecimento de políticas de gênero. A live contou também com a participação da Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, da Diretora da Escola de Governo e Gestão, Isabela de Jesus, da Coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, da Prefeitura de Niterói, e da Secretária Especial de Políticas de Promoção da Mulher, Joyce Trindade, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

XI CONGRESSO DO CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO – CONSAD

Você viu nas redes da SEPLAG e nas da Fazenda que também tivemos representantes de Niterói marcando presença no XI Congresso do CONSAD? Apresentamos 5 trabalhos científicos em 4 áreas temáticas:

Assim que os artigos forem disponibilizados pelo Consad, subiremos para nossa área de Gestão do Conhecimento no site da EGG e avisaremos aqui no boletim 😉.

Mapeando e Papeando com Labs

O LabNit foi convidado para um papo junto a outros laboratórios de inovação. A iniciativa, do laboratório de inovação da ENAP, o GNova, abordou questões fundamentais sobre como são criados os laboratórios de inovação, suas áreas de atuação, as principais dificuldades enfrentadas, entre outros pontos importantes. Nesse contexto, falamos um pouquinho sobre como tem sido o nosso trabalho aqui em Niterói.

Curso: Agenda para o desenvolvimento sustentável: conceitos, mobilização e articulação (modalidade remota)

Disponibilizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD faz parte de uma série de cursos gratuitos disponibilizados pela ENAP em parceria com a ONU sobre os desafios para agenda 2030 e, assim, contribuir para a proteção do meio ambiente e do clima e redução da pobreza e das desigualdades.

Carga horária: 8h

O curso ficará disponível por 10 dias.

Curso: Elaboração de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento humano e sustentável (modalidade remota)

Também da série dos ODSs, esse curso foi desenvolvido com o foco nas metodologias e ferramentas de integração dos ODS aos planos de projetos da gestão pública, para contribuir para elaboração de políticas, programas e projetos, que visem o desenvolvimento humano sustentável.

Carga horária: 8h

O curso ficará disponível por: 10 dias

Curso: Desenvolvimento humano no século XXI (modalidade remota)

A ENAP também disponibilizou um curso interessante sobre os desafios do desenvolvimento humano na contemporaneidade. Legal, né?

O curso também faz parte da parceria com a ONU sobre os desafios para agenda 2030, e aborda o histórico, conceito e desafios do desenvolvimento humano na contemporaneidade, e os conceitos de Antropoceno, Sistemas Socioecológicos e Ecologia Política.

Carga horária: 8h

O curso ficará disponível por: 10 dias

Curso: International Futures e Painéis Covid-19: cenários e prospecção de futuro (modalidade remota)

Deseja realizar uma análise amplificada do panorama atual e futuro? Então acompanhe esse curso. Da mesma parceria dos cursos anteriores, ele aborda as ferramentas de apoio ao desenvolvimento de políticas públicas, apresenta os Painéis de Covid-19, além de fornecer elementos para identificar os desafios e tendências na conjuntura nacional e mundial.

Carga horária: 16h

O curso ficará disponível por: 20 dias

Capacitações e-cidade

Você sabia na página da Escola é possível encontrar vários treinamentos do e-cidade?

E-ciga

Está disponível no site da EGG o Treinamento On-line para o processo eletrônico. 

O e-CIGA é o sistema único de processo eletrônico da prefeitura de Niterói instituído pelo decreto 14.177/2021. Este curso é direcionado ao servidor público municipal e abrange todas as funcionalidades necessárias para tramitar processos, criar documentos e assinar eletronicamente dentro do e-CIGA

Aproveitamos para reforçar o nosso calendário de cursos previstos para o primeiro semestre de 2022, em parceria com a UFF!

JUNHO – Nudge: Teoria Comportamental para Influenciar Escolhas e Decisões dos Atores Sociais

JULHO – Desenvolvimento Urbano na Região Metropolitana do Rio de Janeiro [Foi alterado, não será mais em Maio]