Olá, tudo bem?

Que bom ter você com a gente em mais um Boletim EGG! ❤️

Vamos colocar você a par do que aconteceu no último mês e o que está por vir em março.

Neste boletim vamos falar do Lançamento do Instagram do LabNit, do Festival Mulher e da live “A Gestão Pública também é lugar de mulher”, do Webinário Agenda de Desafios Fiscais para 2022, entre outras novidades e oportunidades.

Você vai levar aproximadamente 15 minutos para ficar por dentro das novidades! 😊👇 

Vamos lá? 🚀

Festival Mulher

Você sabia que em março a Prefeitura de Niterói vai comemorar o Mês da Mulher celebrando as conquistas das mulheres ao longo da história? Então fique ligada, haverá uma programação repleta de shows, debates e eventos!

Chama todo mundo e vem com a gente pro Festival Mulher nos dias 8, 9, 10, 11 e 30 de março! O Festival é aberto a todo o público e reunirá artistas como Preta Gil, Mônica Martelli, Luana Génot, Ana Cañas, Mona Vilardo, Sandra Sá e Elisa Lucinda em apresentações gratuitas na Sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural).

Fique atenta para a retirada de ingressos pela Plataforma Sympla, por meio do link divulgado no Instagram da CODIM. O evento está sujeito a lotação, mas vamos transmitir tudo ao vivo pelas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Niterói e da CODIM.

Não perca! Vamos prestigiar nossas mulheres!

Live - A Gestão Pública também é lugar de mulher

No mês da Mulher a Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói – SMF – dará protagonismo às mulheres que estão inovando no seu dia a dia de trabalho. Neste sentido, para abrir a semana da Campanha Elas da SMF, teremos uma roda de conversa sobre a importância de termos mulheres na liderança para o fortalecimento de políticas de gênero. A live contará também com a participação da Ellen Benedetti, Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, da Diretora da Escola de Governo e Gestão, Isabela de Jesus, da Fernanda Sixel, Coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, e da Secretária Especial de Políticas de Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

Fique ligada, a live está prevista para o dia 07 de março, 10h.

Mapeando e Papeando com Labs

O LabNit foi convidado para um papo junto a outros laboratórios de inovação. A iniciativa, do laboratório de inovação da ENAP, o GNova, irá abordar questões fundamentais sobre como são criados os laboratórios de inovação, suas áreas de atuação, as principais dificuldades enfrentadas, entre outros pontos importantes. Nesse contexto, vamos falar um pouquinho sobre como tem sido o nosso trabalho aqui em Niterói. Estamos chiques, né? O conteúdo tá bem legal, marque na sua agenda e venha ver. 😉

O papo contará com laboratórios de diferentes esferas e poderes da federação, que atuam em diferentes temas, com abordagens múltiplas, compartilhando suas experiências.

Qualquer pessoa interessada pode participar!🙋🏻‍♀‍🙋🏽‍♂‍

Quer conhecer mais sobre as experiências nacionais dos Laboratórios de Inovação Públicos e de que forma eles agregam valor aos serviços prestados à população?

Então se inscreva já! ✈️😉

Falando em LabNit >>>

O Lab acaba de lançar sua conta no Instagram, então aproveita para seguir e conhecer mais os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nesse ambiente colaborativo e inovador para melhorar processos internos na Prefeitura e entregar melhores serviços para a população niteroiense.

Se você ainda não sabe do que estamos falando, mais um motivo para entrar na nossa rede e navegar por uma série de informações, ferramentas e metodologias ágeis, além de bastidores, oficinas e projetos que estão em curso.

Conhece o Plano Niterói 450?

Ano que vem, nossa cidade completará 450 anos e para marcar o aniversário da cidade a Prefeitura preparou um grande pacote de investimentos nas mais diversas áreas. A expectativa é que o município tenha o maior volume de obras de sua história. Nesta primeira etapa, os investimentos foram divididos em três eixos:

XI CONGRESSO DO CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO – CONSAD

Em 22, 23 e 24 de março de 2022 teremos o XI Congresso do CONSAD e teremos representantes de Niterói!

O Conselho promove encontros frequentes e grupos de trabalho para estimular a troca de experiências e a busca por soluções criativas na Gestão Pública no país. E, nessa edição, 4 propostas da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão – SEPLAG foram selecionadas:

Prêmio Orçamento Público, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades

Já ouviu falar no Prêmio Orçamento Público, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades? O prêmio é uma iniciativa que busca reconhecer trabalhos e pesquisas que abordem o tema das Finanças Públicas, não somente a partir de uma perspectiva da sustentabilidade fiscal, mas também de forma comprometida com o desenvolvimento social do país, o combate às desigualdades de raça, gênero e renda e à garantia de direitos para a população brasileira.

Promovido pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e pela Fundação Tide Setubal, o Prêmio é uma iniciativa que busca identificar, sistematizar e divulgar formas inovadoras de pensar e fazer o orçamento público, para inspirar acadêmicos e gestores públicos em sua prática.

Os artigos vencedores receberão premiação em dinheiro (de R$ 20mil a R$ 3mil) e terão versões resumidas publicadas no Nexo Políticas Públicas. Cada candidata ou candidato pode participar com apenas um trabalho. Submissões até 06 de março.

Webinário Agenda de Desafios Fiscais para 2022

Gostou do encontro virtual sobre a Agenda de Desafios Fiscais para 2022? O encontro reuniu especialistas na área como a Diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, Vilma Pinto, e o economista-chefe da Firjan, Jonathas Goulart, e contou com a participação do prefeito de Niterói, Axel Grael, da Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, e da Secretária de Fazenda, Marilia Ortiz, que fez a mediação do encontro. Os assuntos discutidos na Live foram inflação, alta dos juros, reajustes fiscais, arrecadação municipal e investimentos públicos.

Niterói Compliance Week

No início do mês, só deu “Niterói Compliance Week” no canal da EGG! Quer saber como foi?

O evento ficou disponível em uma lista com a programação completa!

Podcast: DNA Evidência (modalidade remota)

Você sabe o que é gestão pública baseada em evidências?

Então assista o segundo episódio do podcast DNA Evidência que aborda o uso de evidências por governos e a gestão pública informada por evidências. Os convidados desta edição são Ricardo Paes de Barros, professor do Insper, um dos maiores estudiosos sobre pobreza e desigualdade do Brasil e um dos responsáveis pelo desenho do programa Bolsa Família, e Lycia Lima, professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP) e vice-diretora do FGV EESP Clear.

Curso: Fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados (modalidade remota)

Já ouviu falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? O curso disponibilizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e elaborado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) foi desenvolvido com foco na apresentação de conceitos gerais da LGPD e nos impactos desta Lei em processos rotineiros de pessoas e empresas. O curso também tem como objetivo fomentar o debate sobre a proteção de dados pessoais e a segurança da informação, tendo em vista as normas vigentes.

Carga horária: 15h

O curso ficará disponível por 20 dias.

Curso: Controle Social e os Tribunais de Contas - TCE-ES (modalidade remota)

Quer conhecer mais sobre Controle Social e o papel dos Tribunais de Contas? Então você vai gostar desse curso promovido pela Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG – TCE-RJ) em parceria com o TCE-ES.

O objetivo é instruir a sociedade sobre a importância do controle social para uma Administração Pública íntegra e eficiente, apresentando seus principais mecanismos de Controle Social e destacando o papel exercido pelos tribunais de contas.

Faça sua inscrição! Não se esqueça de se cadastrar no site 😉

Carga horária: 10 horas.

O curso estará disponível até 08 de julho de 2022

Curso: “The 2030 Agenda for Sustainable Development and e-Learning Design Basics” (modalidade remota – somente em inglês)

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em parceria com a United Nations System Staff College (UNSSC) da Organização das Nações Unidas (ONU), está oferecendo o curso a distância que trata sobre a Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030 – “The 2030 Agenda for Sustainable Development and e-Learning Design Basics”, na Escola Virtual de Governo (EVG).” 

A parceria tem como objetivo aproveitar o ensino online e o poder da internet para conscientizar a sociedade sobre a Agenda 2030, estimular a capacitação de servidores públicos no Brasil e apoiar a educação para o desenvolvimento sustentável. 

Faça sua inscrição! O curso é de acesso gratuito e está disponível em inglês e será disponibilizado futuramente em português. 

Carga horária: 10h

O curso ficará disponível por: 10 dias.

Curso – Contabilidade Pública (Ao Vivo)

Você tem dúvidas sobre Contabilidade Pública na sua rotina de trabalho? Quer conhecer mais? Então, acompanhe nosso curso de Contabilidade Pública.

O curso da EGG em parceria com a Universidade Federal Fluminense – UFF será ministrado pela Professora Ellen Maiara dos Santos Reis Ramos, Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2019), Especialista em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (2020). Serão 5 encontros virtuais ao vivo com o objetivo de apresentar os fundamentos teóricos e práticos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e, dessa forma, permitir a identificação, o estímulo, a adoção e a manutenção de boas práticas de governança e de contabilidade no âmbito da gestão pública.

O curso é direcionado aos servidores públicos municipais e possui carga horária de 20 horas, está previsto para iniciar no dia 09 de março.

As inscrições estão abertas no site da EGG até o dia 08 de março ou até as vagas se esgotarem

Curso – Licitações Exclusivas para ME EPP

Você trabalha com licitações? Sabe que as microempresas e as empresas de pequeno porte possuem um rito próprio de contratação com a Administração Pública? Então, se liga nessa dica de treinamento!

Parte do Plano de Metas da Secretaria Municipal de Administração – SMA, a capacitação conta com a parceria da EGG e da PGM e será ministrado pelo Procurador Marcos Vinicius Carmo. O objetivo é preparar nossos servidores para que realizem licitações exclusivas para MEs e EPPs, nos processos de contratação cujo valor seja de até 80 mil reais, abordando conceitos fundamentais e a legislação pertinente (Lei Complementar 123/2006 e Lei 2.849/2011).

O curso é direcionado aos servidores públicos municipais da administração direta e indireta, possui carga horária de 3 horas e será dia 16 de março às 9h.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de março ou até as vagas se esgotarem.

Aproveitamos para reforçar o nosso calendário de cursos previstos para o primeiro semestre de 2022, em parceria com a UFF!

ABRIL – Design Thinking – inscrições em breve!

MAIO – Desenvolvimento Urbano na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

JUNHO – Nudge: Teoria Comportamental para Influenciar Escolhas e Decisões dos Atores Sociais