Neste episódio, oferecemos um pequeno contexto sobre a proposta e os objetivos por trás do nosso podcast “Minutos de Inovação”.
Prepare-se para uma prévia do que está por vir na primeira temporada. Apresentamos um vislumbre das histórias, dos convidados e dos tópicos que estarão norteando nossas conversas.
É hora de embarcar nessa nova jornada com a gente! Visite nosso site para recursos complementares e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma atualização.
Dá o play e aproveite os Minutos de Inovação!
[CLAUDIONEI ABREU] Você já parou pra pensar como as inovações acontecem? Quem são as responsáveis por elas? Como elas surgem? E quais são os erros e desafios encontrados no caminho? O podcast Minutos de Inovação surge para contar como é o processo de transformações no setor público. Nos cinco episódios desta primeira temporada, que serão lançados semanalmente, nós vamos responder essas e outras perguntas.
[VINHETA DE ABERTURA]
[CLAUDIONEI ABREU] Como vivem? O que comem? O que fazem os renovadores?
[GABRIELA PINTO] Conversamos com Isabela de Jesus, Daniel Gaspar, Eduardo Ribeiro, Ana Carolina Ferreira, Jorge Teles, Rafaela Guerrese e Marcos Vinícius Rezende… E pedimos para eles compartilharem com a gente um pouquinho sobre os bastidores da elaboração dos projetos e programas em que estão envolvidos.
O significado de inovação é criar algo novo, introduzir novidades, renovar ou recriar. No nosso dia a dia, a inovação está presente em diversos momentos, desde a forma que nos comunicamos com outras pessoas, ou até mesmo com produtos e serviços que utilizamos para algum trabalho. E no setor público, isso não é diferente. Servidores de diversas áreas a todo momento estão pensando em como mobilizar recursos para garantir mais eficiência e efetividade às ações que estão sendo realizadas, melhorando os serviços que são oferecidos à população.
[CLAUDIONEI ABREU] Em Niterói, temos vários exemplos de inovações no setor público.
[TRECHOS DE ALGUNS EPISÓDIOS] “Novo Plano de Capacitação”; “Portal de serviços”; “Plano plurianual”.
[CLAUDIONEI ABREU] Em alguns casos, inclusive, a nossa cidade é pioneira de transformações que servem de exemplo para outros municípios.
[TRECHO DE UM EPISÓDIO] “Então a Prefeitura topou esse desafio e montou então a nossa pesquisa por amostra domiciliar, a PMADNit, que a gente carinhosamente chama de Niterói Que Somos”.
[CLAUDIONEI ABREU] Nesta temporada, veremos inovações na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói, a SEPLAG. Falaremos sobre Gestão de Pessoas, Prestação de Serviços Públicos, Instrumentos de Planejamento, entre outros assuntos. E a cada temporada, um novo tema será discutido.
[GABRIELA PINTO] No nosso site, você encontrará a transcrição, as fotos e indicações relacionadas com cada episódio. E aproveite para seguir o podcast na sua plataforma preferida e também nas nossas redes sociais. Assim, você não perderá o lançamento de nenhum episódio.
Dê o play e confira os minutos de inovação que estão transformando a realidade do setor público, aqui, na Terra de Araribóia.
[VINHETA DE ENCERRAMENTO]
Neste episódio inaugural, recebemos Isabela de Jesus para falar sobre o Plano de Capacitação 2022-2023 da Prefeitura de Niterói, voltado a desenvolver competências estratégicas e transversais para servidores do município.
Ela conta sobre os desafios, erros e aprendizados desse projeto de gestão de pessoas no setor público, que tem como foco a aproximação com a realidade de cada servidor através de uma metodologia inovadora: o texto-vivo.
Neste segundo episódio, recebemos Daniel Gaspar para falar sobre o Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói, que reúne informações sobre os serviços públicos prestados ao cidadão.
Ele fala sobre os desafios, erros e aprendizados desse instrumento de aproximação dos cidadãos aos serviços oferecidos pela prefeitura. Além disso, conta detalhes sobre a metodologia inovadora de transformação digital de serviços adotada por Niterói.
Neste terceiro episódio, recebemos Ana Carolina Ferreira e Eduardo Ribeiro para falar sobre o Plano Plurianual 2022-2025 de Niterói, construído a partir de três pilares: Planejamento e Orçamento Orientado para Resultados, os ODS da ONU e a Consulta Pública Participa Niterói.
Eles falam sobre os desafios, erros e aprendizados desse importante instrumento de planejamento e sobre a metodologia inovadora de participação social adotada por Niterói, que já está sendo aplicada em outros projetos do município.
Neste quarto episódio, recebemos Jorge Luiz Teles para falar sobre a Pesquisa Municipal de Amostra de Domicílios (PMAD), que será lançada pela Prefeitura de Niterói.
Ele fala dos principais objetivos da pesquisa, que é a primeira desse tipo a ser feita por uma prefeitura no Brasil. Além disso, conta detalhes sobre os principais desafios e acertos identificados no processo de criação e desenvolvimento da PMAD.
Neste quinto e último episódio da nossa temporada, recebemos Marcos Vinicius Rezende e Rafaela Guerrese para falar sobre o modelo inovador de gestão de pessoas adotado pela Subsecretaria de Orçamento da Prefeitura de Niterói.
Eles contam os principais pontos do programa, que vai da contratação ao treinamento com foco na formação para o orçamento público, além de apresentar os principais desafios e resultados que já podem ser percebidos pela equipe.
Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão
Ellen Benedetti
Diretora da Escola de Governo e Gestão
Grazielle Barreto Gomes
Idealizadores do projeto
Ana Caroline Gomes Vargas, Claudionei Abreu, Gabriela Pinto, Isabela de Jesus da Silva, Karyak Uzukê, Luiz Otavio Monteiro, Marina Ramos, Matheus Ataliba e Thayná Barbosa
Apresentação
Claudionei Abreu, Gabriela Pinto
e Marina Ramos
Roteiro
Claudionei Abreu
Produção
Karyak Uzukê e Luiz Otavio Monteiro
Direção criativa e identidade visual
Gabriela Pinto, Matheus Ataliba e Thayná Barbosa
Transcrição
Matheus Ataliba
Redes sociais
Gabriela Pinto, Matheus Ataliba
e Thayná Barbosa
Finalização e mixagem
Matheus Ataliba
Revisão
Carolina Alves Ribeiro e Henri Rodrigues
Agradecimentos
Ana Carolina Ferreira, Daniel Gaspar, Eduardo Ribeiro, Isabela de Jesus, Jorge Luis Teles, Marcos Vinicius Rezende e Rafaella Guerrese