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Plano de Capacitação

Apresentamos o Plano de Capacitação Municipal 2022-2023, elaborado pela Escola de Governo e Gestão da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão da Prefeitura Municipal de Niterói!

O Plano visa orientar nossas ações de desenvolvimento de pessoas durante os próximos dois anos a partir dos Inventários de Competências que construímos de forma colaborativa com servidores da Prefeitura!

A partir dos inventários de competências e das necessidades de formações identificadas, ofertaremos experiências educacionais com a profundidade e a objetividade demandadas, de forma alinhada ao planejamento estratégico municipal e às metas pactuadas com a população de Niterói.

Quer saber mais? Então você está no lugar certo!

Como serão as jornadas de formação do plano?

JORNADAS DE APRENDIZAGEM

A fim de aprofundar o desenvolvimento das competências requeridas para o agente municipal ter um alto desempenho, a Escola de Governo e Gestão ofertará trilhas de capacitação especiais: Direito Administrativo e Processual; Liderança para o Futuro; Gestão Mão na Massa e Sistemas da Prefeitura.

FORMAÇÕES LIVRES

Serão ofertados cursos, oficinas e seminários distribuídos nos 6 eixos do Plano de Capacitação para desenvolver e fortalecer nossas competências transversais. 

Os certificados contarão com a carga horária definida na formação e poderão ter atividades síncronas e/ou assíncronas, presenciais e/ou virtuais.

perfis e níveis

O participante das formações escolherá suas jornadas conforme o tipo de trabalho (Perfil) que atua na Prefeitura e em nível de especialização (Nível) que deseja ter na trilha que vai participar.

Os tipos de Perfil elencados para a construção das trilhas de aprendizagem são: Técnico, Gerencial e Estratégico.

Técnico

Quem faz trabalhos mais técnicos na administração municipal e operacionaliza rotinas de seus órgãos. Se trata de servidores que não lideram equipes, mas podem liderar processos e fluxos específicos dentro de sua área. É responsável por decisões acerca dos fluxos que apoia, por isso a necessidade de ter conhecimento das rotinas, processos e estratégias da Prefeitura, para apoiar e aprimorar seus fluxos de trabalho.

gerencial

Quem ocupa cargos de liderança. Gerenciar equipes e projetos e alcançar resultados coerentes com as metas estratégicas do seu órgão e da Prefeitura é o escopo de trabalho do servidor no nível gerencial. É necessário, nesse nível, aprimorar competências socioemocionais para construir equipes motivadas e alinhadas com os valores da Prefeitura. Também é importante, nesse perfil, desenvolver uma visão de todo o processo de gestão de entregas estratégicas e avaliação de seus impactos, assim como monitorar seus desenvolvimentos tendo clareza dos objetivos.

estratégico

No perfil estratégico, o foco são agentes municipais que tomam decisões por toda uma área ou por todo um órgão. Direcionar as ações de sua área e estipular objetivos de médio e longo prazo, tendo uma visão sistêmica de toda Prefeitura e da Cidade, são competências relacionadas ao nível estratégico. Nesse perfil é importante desenvolver a articulação com os diferentes atores envolvidos na construção de políticas públicas e uma capacidade de análise e visão de impacto para conseguir medir e direcionar os esforços de sua área, assim como potencializar o impacto de seus projetos e das forças dos servidores que trabalham em seu setor.

Já os Níveis estabelecidos de formação são: Básico e Especialista.

básico

O investimento de tempo da formação é menor; o suficiente para construir as bases para trabalhar com o tema tendo em vista a prática do dia a dia e tarefas relacionadas, com segurança sobre qual caminho fazer caso seja necessário se aprofundar.

especialista

Parte de uma visão de trazer temas mais complexos dentro das formações, incentivar debates, compartilhamento de boas práticas, ou seja, envolve uma maior disseminação de conhecimento do tema para que o participante da trilha seja também uma fonte de conteúdo dentro de sua área. 

As Trilhas Embarcando na Prefeitura e as Certificação das Redes não serão divididas em nível por exigirem um nível de especialização homogêneo para todos.

formatos das formações

As formações da Escola acontecem de forma síncrona e assíncrona, em diferentes tempos de dedicação, de forma presencial ou virtual, intermediadas pela Plataforma EGG. As formações se dão em três formatos: Cursos, Oficinas e Seminários.

Curso

Os cursos são ministrados por professores e compostos por conteúdo teórico, que pode ser complementado por momentos de prática. Apresentam temas, abordagens e reflexões a partir da exposição de conteúdo e conceitos, e há espaço para debates e discussões durante a aprendizagem.

Formato
Podem acontecer de forma síncrona, presencial ou remotamente; assíncrona (EaD), por videoaulas; e de forma híbrida, mesclando os dois formatos.

Dedicação
Cursos que se dão sincronamente costumam ter duração a partir de 12h, até 30h, em média. Na modalidade EaD, é contabilizado o tempo de cada videoaula e somado ao tempo estimado para cada atividade proposta ao módulo. No caso de cursos híbridos, a dedicação se refere aos momentos de encontros síncronos, somados ao tempo das videoaulas e o tempo estimado para cada atividade assíncrona.

Oficinas

Propõem uma aprendizagem sistemática e são predominantemente práticas. Ministrada por facilitador que domina certo método, procedimentos ou uso de ferramenta, que será ensinado a um grupo de pessoas.

Formato
Acontecem de forma síncrona ou assíncrona, presencial ou virtualmente.

Dedicação
Dependendo do que será treinado, podem ser bem curtos e acontecer em um só momento, com duração de uma hora, ou mais longos, com a possibilidade de ser dividido em mais de um dia.

Seminários

Seminários são eventos presenciais ou virtuais (webnários, transmitidos ao vivo) em que uma ou mais pessoas fazem uma exposição ou diálogo sobre certo tema. Os eventos se dão por meio de videoconferência ou plenária, aberta ao público para interação com os palestrantes por meio de comentários. Geralmente, há o tempo de fala dos palestrantes e, no final, um tempo para perguntas e respostas.

Formato
Ao vivo e virtual ou presencial, com a possibilidade de disponibilização da gravação para serem vistos em formato assíncrono.

Dedicação
Entre 1h e 3h, a depender do formato.

Os três formatos estarão presentes em todas as trilhas de aprendizagem a serem ofertadas, e partem dos eixos descritos acima em uma ordem de construção de competências complementares entre si no contexto de aprendizagem. Assim, será possível desenvolver as competências identificadas de forma progressiva e por diferentes abordagens.