Olá!


Você já teve dificuldade de acessar algum serviço público por não conseguir entender quais documentos eram necessários? Ou, por não entender o que o documento informava e ficou sem saber o que fazer?


Algumas vezes, nos deparamos com termos muito difíceis quando precisamos buscar informações sobre políticas, serviços e órgãos públicos. Isso acaba fazendo com que algumas pessoas não consigam ter acesso a determinado serviço. nessa busca por formas de desburocratizar e facilitar o acesso à administração pública, surgiu um movimento voltado à simplificação de documentos, daí o conceito de Linguagem Simples.


Nesse boletim, vamos conhecer um pouco mais sobre esse conceito, seu histórico e como ele está sendo implementado na prefeitura de Niterói de forma inovadora. Além disso, apresentaremos também cursos relacionados a essa temática e outras oportunidades para aprofundar seus conhecimentos!


Vamos lá?

O QUE É A LINGUAGEM SIMPLES?

O principal objetivo da Linguagem Simples é que as pessoas consigam ler um texto uma vez e entender o que ele quer dizer. Ou seja, trata-se de uma comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva.

A jornalista Heloisa Fischer, que também é especialista em Linguagem Simples no Brasil, diz que essa maneira de comunicar “considera o público a quem a comunicação se destina para organizar as ideias, escolher as palavras mais familiares, estruturar as frases e determinar o design”.

O conceito surgiu inicialmente em países do hemisfério Norte, como Estados Unidos e Reino Unido, em meados do século XX. Em inglês, o termo é conhecido como “plain language”, em que “plain” quer dizer: simples, direto, objetivo, claro, sem rodeios.

De acordo com Heloisa Fischer, o termo compreende dois pontos principais: uma técnica de comunicação e uma causa social. Em relação à técnica de comunicação, a Linguagem Simples envolve um conjunto de práticas que visam transformar textos robustos em leituras mais fáceis de entender. Isso envolve, por exemplo, escolha das palavras, das frases e estruturação de parágrafos.

Como causa social, a Linguagem Simples defende a ideia de todos nós temos o direito de entender as informações que são essenciais para o nosso dia a dia. Quando falamos do setor público, isso é ainda mais importante, pois é através dele que milhares de pessoas têm acesso a direitos fundamentais, como saúde e educação.

Ferramenta: Dicionário de Linguagem Simples

Criado pelo Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit), o Dicionário de Linguagem Simples é uma ferramenta de participação cidadã e de explicação de conceitos. Nele, você encontra os principais termos da gestão pública e do governo, como orçamento, planejamento, contabilidade, direito administrativo, adaptados para a linguagem simples. Seu objetivo é facilitar o acesso às informações pela sociedade. Atualmente ele possui termos de Orçamento e Documentos Públicos.

Live: ChatGPT e linguagem simples: como a IA pode ajudar na comunicação pública?

A live organizada pelo LABHacker da Câmara dos Deputados debate a experiência de Niterói com o LabNit e da Advocacia-Geral da União (AGU) com o uso do ChatGPT para simplificação de comunicações com os cidadãos. Discutimos como a inteligência artificial pode ser aliada à técnica linguagem simples para melhorar a elaboração dos textos, permitindo que sejam facilmente compreendidos.

Apostila: Linguagem Simples no Setor Público

Organizada pela prefeitura de São Paulo, a apostila “Linguagem Simples no Setor Público” apresenta como a linguagem é um ponto central para prestar melhores serviços públicos e um instrumento importante para promover a inclusão e garantir direitos.

Jogo: Linguagem Simples

Que tal testar os conceitos de Linguagem Simples com sua equipe de uma forma descontraída? A Agência Nacional de Águas (ANA) elaborou um jogo para exercer a empatia e se colocar no lugar de outras pessoas que acessam os serviços públicos. Será que elas têm acesso às mesmas informações e conhecimentos que você?

Podcast: Inova que eu te escuto

Uma conversa sobre o que faz a diferença dentro da inovação do setor público, esse é o “Inova que eu te Escuto”. O podcast é voltado à Linguagem Simples e, neste primeiro episódio, o projeto teve uma conversa com servidores do Ministério Público e do Tribunal de Contas, que apresentaram experienciais reais de aplicação de Linguagem Simples no setor público.

Biblioteca de iniciativas: Rede de Linguagem Simples

A Rede Linguagem Simples Brasil foi lançada em março de 2021. Foi fruto de uma articulação iniciada por Heloisa Fischer, jornalista e educadora em Linguagem Simples. A ideia era cocriar um espaço público de debate, fomento e construção. O site da rede conta com uma biblioteca colaborativa e o Mapa de Iniciativas de Linguagem Simples pelo Brasil.

Curso: Comunicação Centrada no Cidadão

O curso apresenta conceitos e técnicas que possibilitaram a (re)elaboração de documentos em linguagem compreensível ao cidadão e com elementos visuais que tornem a comunicação mais acessível e clara e identificação de necessidades de cidadãos e oportunidades de melhoria no acesso a serviços públicos, a partir da comunicação.

Curso: Primeiros passos para uso de Linguagem Simples

O curso apresenta sete diretrizes para a produção de textos informativos com linguagem simples, que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas. A linguagem simples apresenta-se, ao mesmo tempo, como uma causa social e uma técnica de comunicação. 

Curso: Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?

Quer aprender como simplificar aquele documento com uma linguagem supercomplexa? E ainda aprender como escrever textos com uma linguagem simples e compreensível? Este curso vai te ensinar uma forma estruturada de fazer isso. O curso apresenta e aprofunda a discussão sobre o uso da linguagem simples no setor público e a importância da disseminação da pauta no Brasil.

Esperamos que você aproveite ao máximo cada conteúdo indicado nessa edição do Boletim Estação EGG sobre o conceito de Linguagem Simples!

No próximo mês, a EGG e o LabNit trarão mais dicas, oportunidades e indicações especiais para ampliar a sua bagagem profissional!

A EGG e o LABNIT estão à disposição para receber dúvidas, sugestões ou críticas! A sua colaboração é fundamental para que possamos melhorar todos os nossos projetos e processos!

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE, ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS!