Olá!

Em Niterói, a garantia dos Direitos Humanos é um tema transversal, ou seja, está presente em várias áreas, como educação, saúde, meio ambiente, segurança pública, entre outros. A política de DH na cidade é conduzida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, criada em 2021, a partir do desmembramento com a pasta de Assistência Social.

Desde então, a SMDHC tem conduzido programas e projetos em parceria com diferentes setores da Prefeitura para garantir serviços fundamentais à população. Alguns exemplos disso são a Casa dos Direitos Humanos, que realiza emissões de documentos, o Comitê de Acolhimento para Refugiados e a Clínica Jurídica LGBTIA+, a primeira do país.

Neste boletim, vamos conferir as novidades nas políticas de Direitos Humanos de Niterói, as iniciativas realizadas no município e também cursos e conteúdos sobre esse tema.

Vamos lá?

A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS EM NITERÓI

Os direitos humanos precisam transcender as desigualdades de poder de classe para que de fato sirvam para todas as pessoas e sejam inclusivos. Sei que não é um sonho apenas meu, porque somos muitas, somos muitos nesse objetivo. E sabemos que ninguém faz nada sozinho.

Em Niterói, as boas práticas na gestão pública têm se destacado e isso é fruto de decisão e de vontade política. No âmbito da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, estamos desenvolvendo diversas ações para tornar a nossa cidade mais justa e com igualdade de condições para todas as pessoas.

Entre essas ações, podemos destacar a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos, a formação de jovens em situação de extrema vulnerabilidade e um festival de redação no marco dos 20 anos da Lei 10.639/2003, que instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo das nossas escolas. Essa última ação é uma realização da nossa Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial.

Além disso, tivemos a assinatura do Decreto 14.950/2023, que cria o Comitê Municipal de Políticas Públicas para a Promoção dos Direitos da População Migrante, Refugiada e Apátrida. Com a iniciativa, promoveremos ações para ampliar o acesso a programas habitacionais, escolas e assistência médica para essa população. Hoje, felizmente, podemos afirmar que Niterói é exemplo no Brasil no atendimento à população migrante e refugiada!

"Nosso compromisso é mobilizar e viabilizar os melhores e mais consistentes esforços para assegurar o respeito e a efetivação dos Direitos Humanos em nosso Município e desenvolver experiências compartilhadas para a concretização da justiça social e da cidadania à população niteroiense."
Nadine Borges
Secretária Municipal de Direitos Humanos de Niterói

Curso: Direitos Humanos e Igualdade Racial

O curso tem por objetivo introduzir a temática dos Direitos Humanos interseccionada à temática da igualdade racial na Administração Pública Municipal. A proposta de caráter multidisciplinar apresenta aulas com especialistas em diferentes temáticas fundamentais para o conhecimento dos Direitos Humanos no país, de forma geral, e das relações raciais, em particular.

Programa de lideranças negras: Ubuntu

O Programa Ubuntu – Desenvolvendo Lideranças Negras no Setor Público, iniciativa exclusiva da Vetor Brasil, é uma ação inovadora com objetivo de apoiar o desenvolvimento de profissionais públicos negros e indígenas que fazem gestão de time e querem desenvolver ações antirracistas em seus órgãos.

Curso: Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Para fortalecer a cultura de direitos humanos, a partir do reconhecimento, valorização e respeito à diversidade é necessário compreender os principais desafios vivenciados por pessoas LGBTQIA+. Neste curso, você verá os conceitos, conhecerá experiências e aspectos específicos de violências, exclusão, discriminação e desigualdade vividos por pessoas LGBTQIA+, bem como estratégias para a garantia, promoção e defesa de seus direitos.

Curso: Direitos Humanos – uma declaração universal

O curso busca fortalecer uma cultura de direitos humanos, cidadania e respeito à diversidade, a partir de conteúdo que aborda a o contexto de origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos, as gerações do direito e a aplicação dessa realidade no ordenamento jurídico brasileiro.

Curso: Educação em Direitos Humanos

O curso busca contribuir para a conformação de uma visão abrangente acerca desafios e alternativas à Educação em Direitos Humanos, constituindo-se em subsídios para a prática e vivência de ações educativas em Direitos Humanos no âmbito de atuação dos participantes.

Reportagem: Políticas públicas de direitos humanos devem levar em conta realidade brasileira

O texto traz uma reflexão sobre a situação atual das políticas públicas no Brasil, apresentando o artigo “Democracia e políticas públicas de direitos humanos”, do professor Eduardo C. B. Bittar, da Faculdade de Direito da USP. Para avaliação dessas políticas, afirma o professor, “não se pode esquecer a realidade brasileira e os desafios históricos presentes”

Livro: Direitos Humanos Direitos Humanos atos - internacionais e normas correlatas

Os direitos e garantias fundamentais contemplados no art. 5o da Constituição de 1988 foram o marco histórico da transição para a democracia e o início da efetivação dos Direitos Humanos no Brasil. Desde então, vários outros instrumentos legais dão força à garantia dos direitos fundamentais em nosso país. O livro do Senado Federal reúne a legislação existente sobre essa temática.

Podcast: Papo de Vida - Direitos Humanos e Democracia

Celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), o oitavo episódio do podcast Papo de Vida aborda o assunto com a participação de convidadas muito especiais. Elas discutem as ações necessárias do Estado e da sociedade para o cumprimento dos compromissos previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.

Blog: Direitos Humanos: o que são e porque precisamos falar sobre isso?

No Brasil, Direitos Humanos esse é um tema que constantemente, é confundido com “defesa de bandidos”. O que não é verdade. Esse direito concentra-se nos princípios de proteção de qualquer pessoa. Contempla, ainda, diferentes questões e complexidades humanas: religiosidade, educação, direito à propriedade, deveres com a comunidade e, o mais importante de tudo, a dignidade em si.

Reconhecimento: ONU parabeniza Niterói por criação de Comitê de Políticas para Refugiados

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) felicitou Niterói pela criação do Comitê Municipal de Políticas Públicas para a Promoção dos Direitos da População Migrante, Refugiada e Apátrida. O decreto foi assinado pelo prefeito Axel Grael no dia 16 de junho. “Trata-se de um exemplo notório a ser seguido”, disse o representante da ACNUR no Brasil.

Esperamos que você aproveite ao máximo cada conteúdo indicado nessa edição do Boletim Estação EGG sobre as políticas de Direitos Humanos de Niterói!

No próximo mês, a EGG e o LabNit trarão mais dicas, oportunidades e indicações especiais para ampliar a sua bagagem profissional!

A EGG e o LABNIT estão à disposição para receber dúvidas, sugestões ou críticas! A sua colaboração é fundamental para que possamos melhorar todos os nossos projetos e processos!

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE, ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS!