Direitos Humanos e Igualdade Racial

Inscreva-se

O curso tem por objetivo introduzir a temática dos Direitos Humanos interseccionada à temática da igualdade racial na Administração Pública Municipal. A proposta de caráter multidisciplinar apresenta aulas com especialistas em diferentes temáticas fundamentais para o conhecimento dos Direitos Humanos no país, de forma geral, e das relações raciais, em particular. Com o curso espera-se que o agente público se instrumentalize com conceitos, abordagens históricas, jurídicas, sociológicas, antropológicas e da gestão pública com o objetivo de produzir reflexões que fortaleçam práticas, desenho e execução de políticas públicas, bem como nos valores institucionais baseados na igualdade e equidade racial.

Curso On-line

Aulas e materiais disponibilizados na plataforma da EGG e de início Imediato.

Público alvo

Exclusivo para Servidores da Prefeitura de Niterói

Carga horária

12 h

Ementa

Instrutores

Ana Carolina da Silva Souza

Quilombola da Comunidade Pedra do Amolar Peus - Mirandiba/Pe, graduada em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Assistente de pesquisa pelo Afro-CEBRAP no projeto "Quilombos e acesso à justiça". Pós-graduanda em Direito e Políticas Públicas e Direitos Humanos e questões raciais sociais pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais.

Anna Carolina Venturini

Doutora em Ciência Política pela IESP- UERJ. Pós-doutoranda no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Coordena o Observatório de Ações Afirmativas na Pós-graduação (obaap) e é coordenadora de pesquisas no Afro - Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do CEBRAP. Também é pesquisadora do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA - IESP/UERJ).

Douglas Leite

Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Integra o Centro de Ciências Sociais Históricas de estudos sobre Desigualdades Globais (CDG/UFF). É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa e Docente do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social (INCT-InEAC UFF/ Fundação CECIERJ). Coordena o projeto “Gestão Municipal da Igualdade Racial” – GIRA/Niterói.

Flavia Rios

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), professora de Sociologia da Universidade Federal Fluminense e integrante do Programa de Pós-graduação em Sociologia na mesma instituição (PPGS/UFF). Além disso, é pesquisadora do Negra/UFF, do Afro/Cebrap e coordena o Projeto Gestão da Igualdade Racial em Niterói.

Gloria Anselmo

Graduada em Pedagogia - Administração, Supervisão e Magistério pela UNIVERSO, Especialista em Alfabetização e Relações Raciais, mestre e doutora em Educação pela UFF. Professora aposentada da SEEDUC, onde atuou como regente dos anos iniciais, no curso Normal de Nível Médio. Atuou também como docente no ensino superior (UERJ, ISAT, UNIVERSI, CEDERJ). É Pedagoga concursada da Rede municipal de Educação de Niterói. Atualmente, é subsecretária de Igualdade Racial em Niterói, no âmbito da SMDH.

Jaciane Pimentel Milanezi Reinehr

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada e mestre pela UNB. Pesquisadora do Afro-cebrap. Atualmente, é Pós-doutoranda no Programa Internacional de Pós-Doutorado (IPP) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com financiamento da FAPESP. É pesquisadora visitante de pós-doutorado no Departamento de Antropologia e Sociologia do The Graduate Institute Geneva (IHEID).

Lucas Pedretti

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mestre em História Social da Cultura (2018) e graduado em História (2015) pela PUC-Rio. É Professor de História no ensino básico na rede pública do município de Maricá (RJ). Colabora com a Comissão da Memória e da Verdade da UFRJ. Foi pesquisador da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio) e do Instituto de Estudos de Religião (ISER). Edita o portal História da Ditadura (www.historiadaditadura.com.br), voltado para a divulgação científica de pesquisas historiográficas sobre a ditadura brasileira.

San Romanelli Assumpção

Doutora em ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou para a Escola Nacional de Administração Pública na elaboração de curso e manual de ética pública para servidores públicos municipais, estaduais e federais organizado entre 2010 e 2011. Foi assessora e pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade nos anos de 2013 e 2014. professora adjunta do Departamento de Estudos Políticos do IESP-UERJ e é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da mesma instituição.

Você já fez o curso?

Que tal deixar uma avaliação do que achou para estimular outros servidores a fazer também?

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Direitos Humanos e Igualdade Racial”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados