Olá!

Já começamos 2023 com uma boa notícia! O boletim da EGG está de cara nova!

Cada boletim terá um tema específico. Assim, ao longo do ano, você receberá dicas e oportunidades para se desenvolver e aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades sobre áreas fundamentais da gestão municipal!

Neste e nos próximos boletins, você encontrará cursos, podcasts, webinários e textos sobre o assunto selecionado pela EGG e pelo LABNIT! Ah, além disso, você receberá as melhores indicações sobre as oportunidades oferecidas pela Escola de Governo e Gestão!

Nessa edição, nosso tema será o Plano de Metas!

VOCÊ CONHECE O PLANO DE METAS DA PREFEITURA DE NITERÓI?

Nosso Plano de Metas Anual é um instrumento de planejamento de curto prazo e tem entre seus objetivos dar ritmo à gestão e acelerar as entregas para a população. Quem coordena o Plano de Metas do município é a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG).

1

Anualmente, a SEPLAG elabora diretrizes gerais e específicas para que os órgãos construam suas metas para aquele ano, que devem estar alinhadas com outros instrumentos de planejamento.

2

A segunda etapa desse processo é a pactuação das entregas entre dirigentes municipais e o Prefeito, processo finalizado no primeiro Encontro de Gestores do ano.

3

A terceira etapa é a de monitoramento, com o objetivo de acompanhar e monitorar o andamento da execução física e orçamentário-financeira das entregas.  

O Plano de Metas da Prefeitura de Niterói está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, as metas deverão ser estruturadas conforme a metodologia SMART, isto é: devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais. Nessa edição do boletim, você vai conferir diversos conteúdos relacionados aos ODSs da ONU e sobre a metodologia SMART. É uma oportunidade para você ampliar seus conhecimentos sobre esses assuntos e se preparar para a elaboração das metas do seu órgão! Abordaremos também boas práticas para o desenvolvimento das metas, como o conceito ESG, que já está sendo adotado por alguns municípios!

PODCAST

A iniciativa da Rádio UDESC FM Joinville, da Universidade Estadual de Santa Catarina, divulga várias ações que atendam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposta pela ONU. Vamos conhecer algumas delas?

PODCAST

Nos últimos anos, o conceito “ESG” tem ganhado destaque no setor privado, mas cada vez mais os governos e gestores públicos estão buscando se alinhar às boas práticas de sustentabilidade, governança e responsabilidade social. Vem saber como isso ocorre no setor público!

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE METAS

Um bom Plano de Metas não apresenta objetivos genéricos. Deve apresentar todo um processo de resolução dos problemas identificados, do início ao fim. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse assunto?

Veja o “Guia para Elaboração do Plano de Metas” desenvolvido pela Plataforma Cidades Sustentáveis

ARTIGO

As metas SMART fazem parte de uma metodologia que visa auxiliar na criação de objetivos a serem alcançados. Isso significa que é possível adotar a técnica tanto em planejamentos pessoais quanto profissionais e corporativos. Vamos conhecer mais sobre essa metodologia?

WEBINÁRIO

Organizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o webinário tem por objetivos apresentar uma discussão atualizada sobre os princípios fundamentais dos processos de monitoramento e avaliação de projetos públicos.

Confira: Webinário de Gestão Contemporânea de Projetos Públicos: Monitoramento e Avaliação

Gestão de Projetos

O curso é voltado para todos que tenham interesse em aprender os conceitos básicos da gestão de projetos, de modo a determinar os melhores caminhos para alcançar seus objetivos e de suas organizações.

Elaboração de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento humano e sustentável

Quer conhecer os conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Neste curso, são apresentados mais detalhes de como territorializar e integrar os ODS aos planos de projetos da gestão pública.

Quer saber mais sobre a metodologia do Plano de Metas utilizada no último ano, técnicas e ferramentas para gestão de projetos e o modelo de Administração por Objetivos? Confira os cursos disponíveis no site da Escola de Governo e Gestão!

Gestão de Projetos

O curso propõe o desenvolvimento da confiança, da percepção da importância e da competência na aplicação de uma metodologia objetiva, confiável, rápida e simples para o planejamento e o gerenciamento da implantação de um projeto. São apresentadas ferramentas, técnicas e o processo de implantação dos projetos para o alcance dos resultados esperados.

Gestão para Resultados

O curso apresenta o modelo da APO (Administração por Objetivos), como referencial histórico base, seguindo no desenvolvimento e aprofundamento de indicadores como instrumentos que sustentam e realimentam os modelos de gestão e, finalmente, a avaliação que busca desenvolver ideia de valor no serviço público, de forma sustentável.

Liderança transformativa no setor público

O curso abordará as transformações sociais e os impactos na cultura do engajamento, além de demonstrar a importância do Feedback e suas consequências no clima institucional e na produtividade. Além disso, serão realizadas ações e dinâmicas para o desenvolvimento da liderança.

capa_curso_liderana

Esperamos que você aproveite ao máximo cada conteúdo indicado nessa edição do Estação EGG!

No próximo mês, a EGG e o LabNit trarão mais dicas, oportunidades e indicações especiais para você ampliar a sua bagagem profissional!

A EGG e o LABNIT estão à disposição para receber dúvidas, sugestões ou críticas! A sua colaboração é fundamental para que possamos melhorar todos os nossos processos!

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE, ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS!