Gestão do conhecimento no setor público
A gestão do conhecimento consiste na identificação, preservação e compartilhamento das boas práticas de gestão administrativa, a partir da criação de memória institucional, do mapeamento e da documentação de rotinas e processos.
O curso abordará técnicas e instrumentos para a produção de manuais, relatórios, cartilhas e sistematizações de metodologias. O servidor será estimulado durante o curso a utilizar alguma das ferramentas apresentadas para produção da memória do seu setor.
Curso On-line
Aulas e materiais disponibilizados na plataforma da EGG e de início Imediato.
Público alvo
Exclusivo para servidores da Prefeitura de Niterói
Carga horária
10 h
Ementa
- A Sociedade do Conhecimento;
- O valor do intangível;
- Organizações baseadas em conhecimento;
- Conhecimento como fator de produção.;
- Conhecimento e competitividade;
- Conceitos básicos Dados, informação, conhecimento e expertise;
- Tácito X explícito;
- Gestão do Conhecimento x Gestão da Informação;
- Tipos de conhecimento;
- Espiral do conhecimento;
- Redes de valor;
- Os objetivos da GC;
- Os macroprocessos de GC;
- Gerenciamento Eletrônico de Conhecimento;
- Sistemas de GC para suporte à decisão;
- Implantação da Gestão do Conhecimento;
- Competências do gestor de conhecimento;
- Impactos da Gestão do Conhecimento no Processo Decisório.
Professor

Américo da Costa Ramos Filho
Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas; Certificado em Gerência da Qualidade e Excelência Organizacional (desde 2004) e em Engenharia da Qualidade (desde 1992) pela American Society for Quality. Administrador e Engenheiro com mais de 30 anos de experiência empresarial em Gestão, Estratégia e Aprendizagem nas Organizações. Foi membro de comitês de estruturação de práticas gerenciais como, dentre outras, de Gestão do Conhecimento e de Desdobramento da Educação Corporativa. Suporte técnico em relatório de lições aprendidas na gestão de aquisições no exterior. Participante desde 2015 do Comitê consultivo de programas de Pós-Graduação no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Professor Adjunto do Departamento de Administração e membro permanente do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal Fluminense Professor desde 2011 do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com dez orientações concluídas na área de Conhecimento para Estratégia e Gestão. Orientador da dissertação de Mestrado Profissional em Administração Pública premiada pela Sociedade Brasileira em Administração Pública em 2019, “O Dirigente como Gestor de Estratégia: a prática no Setor Público frente aos complexos cenários de mudanças”. Autor e coautor de diversas publicações, entre capítulos de livro, artigos acadêmicos e trabalhos em congressos da área de atuação.

Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez
Diretor das Faculdades de Administração e Ciências Contábeis. Atuou como: Vice-Presidente do Conselho Fiscal da FEC (2017- 2018), Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Euclides da Cunha (2016-2017); Coordenou o projeto de Integração Latino Americana (UNCTAD/RITLA); Gerente da Universidade Corporativa e Gerente Corporativo de RH e Gerente Corporativo de Informática – Petrobrás; Presidente da Comissão de Petróleo e Gás da CAERJ. Pós-doutorado pela UFRJ/Harvard Business School; Doutorado e Mestrado pela UFRJ (Gestão do Conhecimento); Master Executive pelo MIT/SLOAN. Autor, organizador e participante em 52 livros na área de gestão empresarial no Brasil, EUA, UK e Portugal.
Você já fez o curso?
Que tal deixar uma avaliação do que achou para estimular outros servidores a fazer também?
Cursos relacionados
Avaliações
Não há avaliações ainda.