Desenho de Serviços Centrados no Cidadão
Ao final do curso, os alunos devem ser capazes de explicar os impactos e os fundamentos de um governo centrado no cidadão; identificar necessidades de cidadãos e oportunidades de melhoria no acesso a serviços públicos; desenhar serviços que aproveitem o potencial da transformação digital, garantindo inclusão e a não discriminação.
Curso On-line
Aulas e materiais disponibilizados na plataforma da EGG e de início Imediato.
Público alvo
Exclusivo para servidores da Prefeitura de Niterói
Carga horária
10 h
Ementa
- Contexto, oportunidades, desafios e impactos do Governo Centrado no Cidadão;
- Acessibilidade e exclusão digital: oportunidades e barreiras no acesso a serviços públicos;
- Fundamentos e Processos do Design para redesenhar serviços;
- Alinhamento - ferramentas para mapear parceiros e recursos chave (canvas);
- Pesquisa - técnicas de pesquisa para captar necessidades de usuários de serviços;
- Imersão - técnicas de design etnográfico para entender o público e seu contexto;
- Redesenho - Jornada do usuário e ferramentas para identificar barreiras de acesso e idealizar oportunidades de melhoria na prestação de serviços;
- Prototipagem e teste - técnicas para apresentar o serviço redesenhado, validá-lo e testá-lo com usuários e gestores.
Professora

Eliane Monteiro de Almeida
Doutoranda e bolsista Capes do Instituto de Psicologia da UFRJ, programa em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Participo da linha de pesquisa Ecologia Social, Comunidades e Sustentabilidade que incide sobre reflexões interdisciplinares, com contribuições do campo emergente das disciplinas que compõem as Humanidades Ambientais. Também, relacionada com processos grupais e de comunicação, as reflexões dessa linha envolvem o debate crítico para a produção de conhecimento, reconhecendo-se a crise civilizatória e a necessidade de construção de caminhos para o seu enfrentamento. Possuo Mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense - PPGAd, UFF - Linha de Pesquisa em Administração Brasileira; MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informação - UFF; Especialização em Marketing pela Universidade Cândido Mendes UCAM; Especialista na metodologia Project Model CANVAS e Project Basic Methodware - certificação dos Profs. José Finoccio e Carlos Magno - FGV. Atualmente sou docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Tecnologia Senac Rio. Professora convidada da Universidade Federal Fluminense - UFF, lecionando nos cursos de Pós-Graduação em Gestão Estratégica Empresarial, Gestão de Marketing, Gestão Logística e Gestão de RH. Membro da Academia B - Sistema B Brasil. Possuo experiência acadêmica nas áreas de Administração; Gestão Empresarial; Gestão de Projetos; Comunicação e Marketing, atuando com enfoque no empreendedorismo, sustentabilidade e gerenciamento de projetos com Criação de Valor Compartilhado. Presta consultorias para a rede hoteleira, bares e restaurantes. Principais Realizações Profissionais: Desenvolveu em 2013-14 em parceria com a Util e-business Solutions e a Util eco um projeto de Gestão de Resíduos Sólidos num estudo de caso sobre um sistema de gestão de coleta seletiva para condomínios residenciais e treinamento ambiental. Implementou o portal de compras na internet (www.confrariavirtual.com.br), em novembro de 2010. Implantou novos processos de serviços na área de marketing e vendas (eventos) da holding BFG Brasil Foodservice Group (marcas Porcão, Porcão Gourmet e Garcia & Rodrigues). 2006-2000 trabalhou na empresa aérea VARIG na Gerência Geral de Comunicação e Marketing, Publicidade e Propaganda.
Você já fez o curso?
Que tal deixar uma avaliação do que achou para estimular outros servidores a fazer também?
Cursos relacionados
Avaliações
Não há avaliações ainda.