Cultura da Qualidade
Público alvo
Público alvo do curso
Carga horária
10 h
Ementa
Cultura organizacional
Cultura de excelência
- principais teóricos da qualidade
- as cinco abordagens do conceito de qualidade
- dimensões da qualidade
- sistemas de gestão da qualidade
- lista de verificação
- diagrama de pareto
- diagrama de causa e efeito (espinha de peixe)
- fluxograma
- histograma
- gráfico de controle
- estudos de caso com aplicações práticas das ferramentas em atividades operacionais na administração municipal
- Fundação Nacional da Qualidade
- características e objetivos do modelo de excelência em gestão
- fundamentos e Critérios do modelo de excelência em gestão
- desdobramento dos critérios de excelência
- caminhos de excelência e aprimoramento da gestão
- discussão e avaliação dos conceitos de Modelo de Excelência em Gestão aplicados a administração pública municipal
- casos de sucessos da qualidade na administração municipal
Professor

Célio Galvão
Engenheiro Mecânico (UFRJ). Mestrando em Sistemas de Gestão Integrada - Qualidade, Meio Ambiente e Saúde & Segurança – UFF com sólida experiência em Engenharia Industrial, em Gestão da Produção e de Materiais, em Elaboração, Planejamento e Controle de grandes projetos de engenharia e no Desenvolvimento e Implantação de Programas/ Projetos/ Produtos para a melhoria do desempenho institucional (GQT, ISO, PNQ, GESPÚBLICA; 5S, LEAN, Acreditação Hospitalar etc.). Consultor em Gestão Institucional (Planejamento Estratégico, Indicadores de Desempenho Institucional, Balanced ScoreCard - BSC etc.), em Gestão de Processos (Mapeamento, Modelagem, Indicadores de Processos, Racionalização de Recursos, Melhoria de Processos, Padronização de Processos, etc.), Gestão de Projetos (Elaboração, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento). Desenvolveu serviços em organizações dos Setores Público e Privado. Auditor Líder – ISO 9000:2008HGS-STAT-A-MATRIX. Acreditação de Organizações de Atenção à Saúde - Joint Commission USA; Customer Satisfaction Measurements - USA, Total Quality Control – Japan/USA. Professor das seguintes universidades e instituições: UNIRIO, UERJ, ENAP, ESAF; CREA/RJ; UFRJ, UFF. Co-autor do livro - Fazendo Acontecer na Qualidade Total - Análise e Melhoria de Processos - Qualitymark (1997).
Você já fez o curso?
Que tal deixar uma avaliação do que achou para estimular outros servidores a fazer também?
Cursos relacionados
Avaliações
Não há avaliações ainda.