Cultura da Qualidade

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Apresentar, sensibilizar e orientar os participantes com relação aos fundamentos e práticas relacionadas com a busca da excelência das pessoas, dos processos, dos produtos/ serviços e dos resultados, utilizando os referenciais dos Programas de Excelência na Gestão e tendo por foco um atendimento mais harmônico às necessidades e expectativas das principais partes interessadas no desempenho da Gestão Pública Municipal.

Público alvo

Público alvo do curso

Carga horária

10 h

Ementa

Cultura organizacional

Cultura organizacional

Cultura de excelência

Cultura de excelência

Fundamentos de qualidade

  • principais teóricos da qualidade
  • as cinco abordagens do conceito de qualidade
  • dimensões da qualidade
  • sistemas de gestão da qualidade

Principais ferramentas da qualidade

  • lista de verificação
  • diagrama de pareto
  • diagrama de causa e efeito (espinha de peixe)
  • fluxograma
  • histograma
  • gráfico de controle
  • estudos de caso com aplicações práticas das ferramentas em atividades operacionais na administração municipal

Modelo de Excelência em Gestão

  • Fundação Nacional da Qualidade
  • características e objetivos do modelo de excelência em gestão
  • fundamentos e Critérios do modelo de excelência em gestão
  • desdobramento dos critérios de excelência
  • caminhos de excelência e aprimoramento da gestão
  • discussão e avaliação dos conceitos de Modelo de Excelência em Gestão aplicados a administração pública municipal
  • casos de sucessos da qualidade na administração municipal

Professor

Célio Galvão

Engenheiro Mecânico (UFRJ). Mestrando em Sistemas de Gestão Integrada - Qualidade, Meio Ambiente e Saúde & Segurança – UFF com sólida experiência em Engenharia Industrial, em Gestão da Produção e de Materiais, em Elaboração, Planejamento e Controle de grandes projetos de engenharia e no Desenvolvimento e Implantação de Programas/ Projetos/ Produtos para a melhoria do desempenho institucional (GQT, ISO, PNQ, GESPÚBLICA; 5S, LEAN, Acreditação Hospitalar etc.). Consultor em Gestão Institucional (Planejamento Estratégico, Indicadores de Desempenho Institucional, Balanced ScoreCard - BSC etc.), em Gestão de Processos (Mapeamento, Modelagem, Indicadores de Processos, Racionalização de Recursos, Melhoria de Processos, Padronização de Processos, etc.), Gestão de Projetos (Elaboração, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento). Desenvolveu serviços em organizações dos Setores Público e Privado. Auditor Líder – ISO 9000:2008HGS-STAT-A-MATRIX. Acreditação de Organizações de Atenção à Saúde - Joint Commission USA; Customer Satisfaction Measurements - USA, Total Quality Control – Japan/USA. Professor das seguintes universidades e instituições: UNIRIO, UERJ, ENAP, ESAF; CREA/RJ; UFRJ, UFF. Co-autor do livro - Fazendo Acontecer na Qualidade Total - Análise e Melhoria de Processos - Qualitymark (1997).

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