Estação EGG | Fevereiro

Olá!

Mais uma edição do boletim Estação EGG, sua parada obrigatória!

Na última edição, nosso tema foi o Plano de Metas! Conhecemos um pouco sobre a elaboração desse instrumento de planejamento utilizado pela Prefeitura de Niterói e, também, sobre sua estrutura, que está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU!

Nesta edição, vamos navegar por um tema que tem se tornado cada vez mais presente na rotina dos servidores de Niterói: a Estratégia de Governo Digital, a EGD.

A EGD, inclusive, está presente no Plano de Metas. As metas elencadas pelos órgãos municipais devem estar alinhadas com as entregas da Estratégia de Governo Digital de Niterói! Interessante essa relação entre esses instrumentos, não é mesmo?!

Conheceremos os conceitos da EGD, seus objetivos e especificidades, e você também encontrará cursos, podcasts, webinários e textos sobre o assunto selecionado pela EGG e pelo LabNit! 

Ah, além disso, você receberá as melhores indicações sobre as oportunidades oferecidas pela Escola de Governo e Gestão!

Vamos lá?

VOCÊ CONHECE A ESTRATÉGIA DE GOVERNO DIGITAL DE NITERÓI?

São poucas cidades no Brasil que contam com uma Estratégia de Governo Digital (EGD) regulamentada por decreto como em Niterói. Esse instrumento inovador é fundamental para orientar o planejamento e o uso da tecnologia na Prefeitura e na cidade, além de facilitar a capacidade de coordenação de atores e recursos em prol da Agenda 2030 da ONU e do Plano Estratégico Niterói Que Queremos (NQQ).

Com a EGD, Niterói estabelece princípios, diretrizes, instrumentos de gestão e um calendário de entregas de transformação digital esperadas para os próximos 10 anos na Prefeitura.

“Nós acreditamos que a transformação digital envolve uma mudança profunda nas relações pessoais e nas instituições públicas. Por isso, nos últimos dois anos, fizemos minirreformas na estrutura governamental e desenvolvemos continuamente os servidores públicos, o que tem impactado positivamente a nossa forma de trabalhar e no próprio relacionamento do governo com a sociedade.
Esperamos que a nossa experiência possa servir de inspiração para outras prefeituras que querem amadurecer capacidades de governo digital e estamos à disposição para compartilhar boas práticas e lições aprendidas, que certamente vão fortalecer essa agenda de gestão e inovação no Leste Fluminense, no Estado e no Brasil”.
Enzo Mayer Tessarolo, durante apresentação da EGD no ConlesTech.
Subsecretário de Modernização da Gestão, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG

Artigo

Inclusão digital e inclusão social

Artigo

Transformação digital e competências digitais: estratégias de gestão e literacia

Podcast

Inovação Setor Público – Transformação Digital em Governo

Podcast

Fala aí, Julieta – Exclusão Digital

Podcast

BrazilLab – Digitalizando Governos

Trabalho de Conclusão de Curso

A participação social na transformação digital dos serviços públicos: potenciais e limites para a cidadania

Era Digital, Planejamento Estratégico e Inovação na Gestão Pública

O curso apresenta os impactos da transformação digital nas organizações e como esse processo vem se desdobrando ao longo do tempo. O objetivo é apresentar os conhecimentos necessários para colaborar com uma Gestão Pública eficiente, a partir da aplicação de princípios metodológicos inovadores no planejamento estratégico.

Governança de TIC para o Governo Digital

O curso está direcionado para a necessidade de aperfeiçoamento de gestores de TIC e busca alcançar a integração e o aperfeiçoamento profissional, aprimorando competências e domínio de conteúdos específicos.

94 cursos de Transformação Digital oferecidos pela ENAP

O espaço criado pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos reúne cursos destinados a servidores que pretendem impulsionar a digitalização de seus serviços.

Acelerando a transformação digital

O curso apresenta informações essenciais sobre o contexto, oportunidades, desafios e impactos da transformação digital nos Governos, assim como aborda estratégias e tendências da transformação digital e a evolução de plataformas e serviços digitais, entre outros assuntos.

Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis

O curso apresenta a transformação digital na contemporaneidade e faz uma conceituação da estratégia das Smart Cities (Cidade Inteligente), abordando ainda suas principais características: resiliência, economia sustentável, conectividade, serviços digitais e melhoria na mobilidade.

Desenho de Serviços Centrados no Cidadão

Ao final do curso, os alunos devem ser capazes de explicar os impactos e os fundamentos de um governo centrado no cidadão; identificar necessidades de cidadãos e oportunidades de melhoria no acesso a serviços públicos; desenhar serviços que aproveitem o potencial da transformação digital, garantindo inclusão e a não discriminação.

Esperamos que você aproveite ao máximo cada conteúdo indicado nessa edição do Boletim Estação EGG!

No próximo mês, a EGG e o LabNit trarão mais dicas, oportunidades e indicações especiais para ampliar a sua bagagem profissional!

A EGG e o LABNIT estão à disposição para receber dúvidas, sugestões ou críticas! A sua colaboração é fundamental para que possamos melhorar todos os nossos processos!

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE, ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS!

Inscrições pendentes
Rolar para cima
Pular para o conteúdo