Olá!

Você sabia que a Escola de Governo e Gestão de Niterói, a nossa EGG, completa 6 anos de criação em abril?

A EGG foi criada pelo Decreto Municipal 12.519/2017 com a função de atuar no planejamento, execução e avaliação de atividades relacionadas à formação, ao aperfeiçoamento, à atualização e ao desenvolvimento dos servidores municipais e de representantes da sociedade civil.

Desde então, a Escola tem ampliado sua atuação a cada ano. Entre 2017 e 2019, foram realizados 37 cursos presenciais, 20 cursos on-line e emitidos mais de 1.600 certificados. Já no biênio 2020-2021, foram 71 cursos e oficinas (presenciais e ao vivo), 40 cursos on-line e emitidos mais de 3.500 certificados emitidos.

Em 2022, a EGG realizou 27 cursos e oficinas, 62 cursos on-line e emitiu mais de 1.600 certificados. No Plano de Capacitação 2022-2023, já foram lançadas 6 jornadas, com cerca de 400 inscrições e participação de mais de 30 órgãos da Administração municipal.

Vamos lá?

O QUE É E O QUE FAZ UMA ESCOLA DE GOVERNO?

As Escolas de Governo surgiram a partir das discussões sobre a formação e desenvolvimento dos servidores. Em 1998, a partir de uma Emenda Constitucional (EC), o termo surgiufoi citado pela primeira vez na legislação brasileira. Pela definição, as Escolas de Governo têm como objetivo a “formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos”.

Nosso papel é apoiar o desenvolvimento dos servidores, dos conselheiros e dos representantes de organizações da sociedade civil, com foco em ações que possibilitem a melhoria do desempenho nas atividades realizadas. Esse aperfeiçoamento constante – ou como preferimos chamar, uma educação continuada – é importante para impedir a estagnação profissional e promover a evolução de toda a gestão.

A EGG oferece diversos conteúdos em sua plataforma para que seu público, independentemente da área, possa aperfeiçoar os conhecimentos necessários para o desempenho com excelência da sua função. Além disso, nossa Escola apresenta as competências comportamentais essenciais que nossos profissionais precisam desenvolver e fortalecer.

Pensando nisso, nossas indicações neste boletim tratam sobre educação continuada, com conteúdo para que você possa entender o seu perfil, identificar seus objetivos profissionais e criar o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Vamos abordar também a importância das Escolas de Governo neste processo.

Live: Escola de Governo e Gestão Pública: a experiencia de Niterói

Projeto do curso de Graduação em Administração Pública, da UFF, em parceria com a Virtù – Consultoria em Administração Pública, conversou com Isabela Jesus da Silva, diretora da Escola de Governo e Gestão, da Prefeitura de Niterói, sobre o papel das Escolas de Governo para promoção da Gestão do Conhecimento, da Gestão Pública e da Inovação. 

Artigo: Educação continuada na Administração Pública

O texto indica que a educação continuada na administração pública é fator de suma importância, pois reflete na oferta de serviços de qualidade, além de auxiliar num melhor gerenciamento dos recursos materiais, físicos e pessoais da máquina pública 

Podcast: GunCast

O podcast traz assuntos que ajudam bastante no aprendizado e aperfeiçoamento de soft skills, como criatividade, olhar empreendedor e liderança. Os assuntos são discutidos com leveza e bastante humor. Também são feitas análises e conversas sobre livros e acontecimentos recentes. 

 

Guia: Saiba o que é o Plano de Desenvolvimento Individual e como fazer o seu

Sabe aquela evolução na carreira que você está de olho há algum tempo, mas sente que ainda não está preparado para chegar lá? Ou aquele projeto que você sempre quis tocar, mas ainda não tem maturidade para tirar do papel? O PDI pode ser um bom jeito de se desenvolver e se preparar para esses desafios! 

TED Talk: O Profissional do Futuro

Em um futuro em que as máquinas substituirão metade da força global de trabalho, como os profissionais vão conseguir se diferenciar e permanecerem humanos dentro de um mundo tão digital? Quais são as competências necessárias para o profissional do futuro e como desenvolvê-las? Assista a palestra e saiba mais.  

Além disso, não esqueça de conferir as oportunidades da EGG!

JORNADA EMBARQUE NA PREFEITURA – A EGG apresenta na Jornada Embarque na Prefeitura os principais conhecimentos, habilidades e atitudes para os servidores atuarem no seu dia a dia na gestão pública de Niterói. Através dessa importante formação, os agentes públicos têm acesso a informações e conhecimentos sobre a rotina de trabalho, competências comportamentais, ética, tópicos de governança, entre outros. Vem fazer sua inscrição!  

Curso: Gestão por competências

O curso contribui para a organização ao incentivar planejamento, alinhamento dos objetivos e das estratégias com as competências das equipes. Analisa os pontos fortes e as oportunidades de melhoria dos seus colaboradores, priorizando o desenvolvimento e destaca a valorização da competência no contexto organizacional.  

Curso: Gestão do conhecimento no setor público

O curso abordará técnicas e instrumentos para identificação, preservação e compartilhamento das boas práticas de gestão administrativa através da produção de manuais, relatórios, cartilhas e sistematizações de metodologias, criando uma memória institucional. 

Curso: Liderança e Gestão de Pessoas no Setor Público

O curso tem objetivo de apresentar os fatores básicos das relações humanas nas organizações, histórico, evolução e principais tendências dos subsistemas de gestão de pessoas, assim como os fatores motivadores do comportamento humano, de forma a possibilitar a compreensão dos papéis das lideranças na gestão estratégica de pessoas em organizações públicas. 

Esperamos que você aproveite ao máximo cada conteúdo indicado nessa edição do Boletim Estação EGG em comemoração ao nosso aniversário de 6 anos! 

No próximo mês, a EGG e o LabNit trarão mais dicas, oportunidades e indicações especiais para ampliar a sua bagagem profissional!  

A EGG e o LABNIT estão à disposição para receber dúvidas, sugestões ou críticas! A sua colaboração é fundamental para que possamos melhorar todos os nossos projetos e processos! 

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE, ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS!