Olá, pessoal! Tudo bem?   

Está no ar mais uma edição do Boletim da Escola de Governo e Gestão de Niterói, a EGG! 

Você vai levar aproximadamente 10 minutos.

Mais uma expansão do Processo Eletrônico em Niterói!

Quatro novos tipos processuais já estão tramitando eletronicamente no e-Ciga desde o último dia 11 de novembro: Consulta formal à PGM; qualquer tipo de Aquisição por dispensa de licitação e inexigibilidade; Processo de Aquisição de TIC; documentos avulsos como: ofício, ofício circular, memorando, comunicação interna, promoção, promoção de diligência, portaria e resolução. 

Secretários da Prefeitura de Niterói participam de evento mundial sobre Cidades Inteligentes

A convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), os secretários de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti; de Ciência e Tecnologia, Valéria Braga; e de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, participaram do Smart City World Congress, um dos maiores eventos mundiais sobre Cidades Inteligentes. A Prefeitura de Niterói vem investindo na modernização da gestão ao longo dos anos e já é considerada a oitava cidade mais inteligente do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2022! 

Niterói realiza 1º Workshop Ecossistema de Inovação

Diversas lideranças participaram do 1º Workshop Ecossistema de Inovação de Niterói, realizado no dia 23 de novembro. Esse foi o primeiro de quatro encontros em que serão definidas colaborativamente as áreas prioritárias, o nível de maturidade do ecossistema e o plano de ação para consolidação do Ecossistema de Inovação Local. A iniciativa é do Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. 

Axel Grael representa prefeitos brasileiros na Conferência da ONU sobre o Clima

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, a COP-27, no Egito, realizada no início de novembro. Representando os prefeitos do Brasil, Axel defendeu a importância das cidades nas ações de resiliência e na luta pela mitigação das emissões de carbono. No pavilhão de Inovação das Nações Unidas, o prefeito destacou o novo cenário político brasileiro e a importância da parceria entre as diferentes esferas de poder. 

Niterói premia instituições por ações antirracistas e que promovam a diversidade

A prefeitura de Niterói realizou na terça-feira, dia 29 de novembro, a cerimônia de entrega do prêmio “Azoilda Loretto da Trindade: Um Baobá de Cultura”. A iniciativa visa o incentivo de práticas antirracistas no cotidiano escolar. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) por meio da Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial (Supir), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, também houve a entrega do selo “Acolhendo a Diversidade”, voltado às instituições que buscam potencializar iniciativas inovadoras e transformadoras às pessoas que, por falta de oportunidades, acabam ficando à margem dos bens materiais e imateriais. A Escola de Governo e Gestão de Niterói, a EGG, foi uma das instituições que recebeu o reconhecimento! 

Vem aí: 10º Encontro de Gestores e Capacitação da Rede Planit!

Em dezembro, realizaremos o 10º Encontro de Gestores (o último desse ano!), oportunidade na qual os órgãos e entidades da administração direta e indireta poderão apresentar junto ao Prefeito seus resultados alcançados no Plano de Metas 2022. No próximo boletim traremos as principais entregas executadas em 2022 e o resultado final atingido, de maneira geral, na Prefeitura!  E o trabalho não acaba junto com este ano! No próximo mês, também será realizada a capacitação da Rede PlaNit na Metodologia de Pactuação do Plano de Metas 2023. Este será um momento importante de preparo para os servidores membros da Rede, já que servirá como base na construção das metas anuais do próximo exercício!   

Então, pra você que é integrante da Rede PlaNit, o convite chegará nos próximos dias! Contamos com vocês!   

Lançamento da Edição Inaugural da Revista Jurídica da PGM

No último dia 29 de novembro, foi realizado o evento de lançamento da Edição Inaugural da Revista da Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Niterói, na Sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural de Niterói). A Revista da PGM representa um importante marco de fortalecimento institucional para a carreira, e conta com artigos e pareceres de Procuradores do Município de Niterói, de convidados externos de notório saber jurídico e também de ex-residentes da Procuradoria.    

Cadernos: Serviços digitais: foco no usuário ou foco do usuário?

A transformação digital de serviços públicos e privados pode passar por dois processos diferentes:

1º) mudança de uma visão interna e

2º) mudança de uma visão centrada no usuário para uma visão guiada pelo usuário. Este trabalho realizou uma pesquisa exploratória para tentar entender melhor a forma como governos e empresas percebem e implementam esses dois processos de transformação dos seus serviços. 

Novidade: Enap lança rede de fomento à mentoria no setor público

O objetivo da rede é expandir e fortalecer a cultura de mentoria no setor público com a formação de multiplicadores nos órgãos e apoio às iniciativas existentes, a fim de alcançar um número maior de profissionais.   

Curso: Planejamento Estratégico para Organizações Públicas (EVG)

Este curso busca apresentar os processos de planejamento estratégico aplicados a essas organizações, demonstrando, desde como analisar o contexto externo e interno da organização, até como alcançar suas metas, tendo como referência as práticas e as ferramentas orientadas para a Administração Pública Federal. 

Curso: Cultura Organizacional Ágil Aplicada ao Contexto Público (EVG)

Nesse curso, você conhecerá a importância de olhar para a cultura organizacional e refletir sobre como lidar com essas transformações. Durante esse percurso, veremos também como é possível incorporar mudanças comportamentais e organizacionais de forma viável no seu dia a dia de trabalho. 

Carga horária: 25h 

Disponibilidade: 30 dias 

Curso: Gênero e Políticas Públicas para as Mulheres (Fundação João Pinheiro)

O curso tem o objetivo de apresentar a compreensão de conceitos relacionados às desigualdades sociais, buscando discutir as seguintes questões:  por que homens e mulheres não têm as mesmas oportunidades sociais? O que as políticas públicas têm a ver com as desigualdades sociais? Como as políticas públicas podem promover a igualdade de gênero? Gênero e políticas públicas para as mulheres: novos desafios? 

Carga horária: 30 horas 

Disponibilidade: de 16/11 a 30/12 

Curso: Gestão Financeira e Orçamentária

O curso tem o objetivo de apresentar e teorizar sobre os conceitos de Planejamento Orçamentário, Receitas e Despesas Públicas e princípios orçamentários e principais aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Carga horária: 24 horas 

Disponibilidade de 16/11 a 30/12 

Inscrições abertas para as jornadas de certificação

Se liga! A EGG abriu as inscrições para as formações previstas para esse ano dentro do Plano de Capacitação 2022-2023!

Além da jornada Embarque, as Redes da Prefeitura também ganharam Jornadas específicas, para os agentes explorarem conhecimentos e competências específicas, necessários para cumprir seu papel com excelência. Vem com a gente! 

Curso: Raça nas políticas públicas

O curso apresenta conceitos fundamentais e a construção história da ideia de raça, perpassando pelas relações raciais no Brasil até a discussão sobre as políticas públicas existentes para a promoção da igualdade. 

Carga horária: 10h 

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE, ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS!