Olá!

Sejam bem-vindas e bem-vindos a mais uma edição do Boletim Estação EGG! Esse mês o assunto é Desenvolvimento Pessoal e Qualidade de Vida – um convite à reflexão sobre os nossos hábitos e rotinas para o bem-estar e o bem-viver.

Diante das nossas responsabilidades, esse tema pode acabar ocupando lugar secundário em nossas prioridades, e às vezes nem mesmo ser considerado em nossas pautas do dia a dia. Porém, a busca por melhores e mais saudáveis formas de viver tem mostrado cada vez mais resultados em todos as áreas da vida das pessoas, se tornando a melhor estratégia para o desenvolvimento pessoal e o alcance de metas e objetivos.

BEM-ESTAR COM BASE NAS EVIDÊNCIAS

Hoje em dia, é consenso para neurociência que o bem-estar impacta diretamente em todas as áreas do nosso cérebro e organismo, e que é essencial buscar por formas de promover e manter esse bem-estar em nosso dia a dia para obter maior sucesso em nossos objetivos, pessoais e profissionais. A mudança de hábitos tem se mostrado poderosa aliada nessa busca – já há evidências que relacionam proporcionalmente a diminuição da intensidade de dores crônicas com o tempo investido na prática da meditação, por exemplo.

No caso de agentes públicos, essa perspectiva é ainda mais latente ao considerarmos a importância da motivação e da dedicação para solucionar desafios complexos, atendendo públicos vastos e diversos. Por isso é muito bacana conhecermos uma gama de ferramentas e estratégias (com base em evidências) que colaborem pro aumento da nossa qualidade de vida.

Sem causar surpresa, a maioria do que a neurociência tem a nos dizer sobre o assunto tem relação com o controle do estresse crônico, o mau do século. Além de inferir diretamente na saúde física, levando a maiores riscos de quadros de diabetes, aumento da pressão arterial e queda da imunidade, o estresse crônico é atualmente o maior desestabilizador da saúde mental, gerando predisposição a depressão e ansiedade. 

Estresse é normal! Uma vida estressada não!

Vamos conhecer algumas das premissas da neurociência para o bem-estar? 

Vida boa todo dia

Transformar nossos hábitos é sempre um desafio, por isso é essencial ter em como objetivo a felicidade factível e sustentável: a melhor mudança é que conseguimos manter, com prazer no dia a dia. Trace metas possíveis e use a criatividade!

Sol e Natureza

Os especialistas nos alertam que 15 min diários de sol rendem mais de 15 benefícios, desde imunidade reforçada a regulação do humor. O contato com a natureza todos os dias e o convívio com plantas e animais também tem impacto positivo comprovado.

Sono de sucesso

Estudos concluem que o sono é o principal fator modificável capaz de garantir aumento da qualidade de vida. Frequentemente subestimado, o dormir saudável (7h/dia) é considerado pelos especialistas como base fundamental para todos os outros bons hábitos.

Exercício e endorfinas

Combater o sedentarismo é a principal estratégia para o aumento do bem-estar, e a atividade física é um excelente investimento: modula neurotransmissores regulando sono, apetite, disposição, impactando positivamente na motivação e concentração.

Coma para vencer

É inteligente questionar a forma que comemos, nosso paladar e os alimentos que fazem parte da nossa rotina. Spoiler: não ingerimos nem perto da quantidade de nutrientes que deveríamos. Coma comida de verdade, apoie a agricultura local, e considere cultivar seus vegetais e temperos! 

Mente sã, corpo são

Cuide da sua mente: a psicoterapia é potente aliada para viver melhor; a meditação é mais simples e poderosa do que você pensa; inteligência emocional pode salvar relações importantes. Recorra a especialistas para lidar com insônia, procrastinação e hábitos ruins. Viva bem!

Todas as premissas indicadas acima são possibilidades de aumento da qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. Mas elas não são as únicas: há evidências sobre estratégias relacionadas a planejamento e organização, iluminação dos ambientes, cores ao se vestir, músicas na parte da manhã e muito mais. O importante é ter em mente que a humanidade está sempre em transformação, e que repensar nossos hábitos faz parte de um plano de coletividade. Se queremos que a sociedade do futuro seja mais saudável e plena, precisamos desde já fomentar novas culturas, e isso se relaciona com a forma que conduzimos a nossa rotina.

SONHOS E RESILIÊNCIA

O ritmo acelerado, o estresse e as responsabilidades muitas vezes acabam por tomar conta de todo o nosso tempo, e nos vemos deixando de lado prazeres, sonhos e metas. Já ouviu aquela frase “se você não automatizar o caos, o caos está automatizado”? Se não tomarmos as rédeas dessa situação, podemos viver em constante estado de ansiedade e exaustão. Além de causar imenso desgaste em nosso corpo e mente, esse estilo de vida não nos permite sonhar e evoluir. 

Não há mudança sem desconforto. Porém, vale apostar na persistência quando o assunto é autocuidado. Tanto o senso comum quanto os especialistas observam o quanto é comum traçarmos metas de melhoria de vida todos os anos, que falhamos em manter por mais de alguns meses.  

A razão disso não deve ser totalmente atribuída ao nível de esforço, disciplina ou vontade do indivíduo: a falta de apoio cultural para hábitos mais saudáveis e a valorização do bem-estar duradouro cria barreiras e dificuldades para a mudança positiva. Por isso é importante ser resiliente, fomentar novas ideias e práticas no nosso entorno e fortalecer o que já existe voltado pra qualidade de vida perto de você. O interesse mútuo em vidas melhores para todos funciona a partir da ação coletiva.

“O livre-arbítrio é a capacidade de fazer com alegria aquilo que eu devo fazer.” C. G. Jung

Vídeo: Filosofia ameríndia: por um outro modo de pensar e viver...

Nessa rica conversa com o pensador Ailton Krenak, o público apresenta a perspectiva de mundo dos povos originários, evocando reflexões sobre a função vital humana e novas formas de viver e conviver. Há quanto tempo você não se depara com a poética da experiência de estar vivo?

Curso EVG: Estratégias de produtividade – clareza, propósito e priorização de tarefas

O curso convida a superar o hábito da procrastinação e o transformar em produtividade! A proposta objetiva a aprendizagem para a tomada de decisões seguras e assertivas, desenvolvendo habilidades de priorização e a criação de rotinas eficazes por meio de ferramentas de gestão do tempo. Promissor, hein?

Podcast: A Neurociência por trás da Felicidade

Em 15 episódios, os neurologistas do Cerebrando by IBRACE.ORG desvendam mistérios da neurociência em relação a diversos temas, como o amor, a felicidade, a inveja, o burnout, levantando reflexões interessantes enquanto nos enche de conhecimento sobre o funcionamento da nossa mente.

Curso EGG: Qualidade de vida e Desenvolvimento profissional

Que tal ampliar seus autoconhecimento e habilidades socio-emocionais para qualificar sua bagagem profissional? As vídeoaulas com a professora Paula Erthal abordam questões atuais, como estresse, exaustão, desgaste na rotina e qualidade de vida no trabalho traçando paralelos com a neurociência, visando abrir caminhos para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Livro: O Bem Viver - uma oportunidade para imaginar outros mundos

Alberto Costa nos apresenta a sabedoria ameríndia de visão de mundo, o Bem-Viver, uma proposta diferente do tipo de vida que levamos, com base no capitalismo e na cultura ocidental contemporânea. Sem receitas prontas e em linguagem simples, o autor desenha o conceito do Bem-Viver permitindo vislumbrar futuros alternativos.

Esse conteúdo é um chamado pra que você seja resiliente e insista em você mesmo; pra que você cuide mais de você mesmo, do ambiente que rodeia você, das pessoas com quem você convive e do mundo, porque são coisas de valor inestimável.

Esperamos que você tenha curtido a leitura e que aproveite as indicações dessa edição do Boletim Estação EGG!

A EGG e o LABNIT estão à disposição para dúvidas, sugestões e críticas: a sua opinião é essencial para a melhoraria das nossas iniciativas!

Mês que vem estaremos de volta com mais informações e recomendações especiais para o seu desenvolvimento! 😉

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE, ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS!