Olá!

Está no ar mais uma edição do boletim Estação EGG, sua parada obrigatória! =D

Nesta edição, vamos falar sobre o trânsito viário em nosso município, além de conhecer melhor o Plano Municipal de Segurança Viária (PMSV), iniciativa da nossa gestão que vem tomando forma e destaque ao longo dos últimos meses!

Vamos lá?

NITERÓI E O TRÂNSITO

A mobilidade urbana é um desafio inerente às regiões metropolitanas, e a nossa cidade, vasta e populosa (somos mais meio milhão de habitantes!), não fica de fora desse cenário. Segundo os dados da NITTRANS, responsável pelo sistema de transportes e trânsito de Niterói, há três carros particulares para cada cinco desses habitantes – uma média considerada elevada, já que a média nacional é 2,8.  

Somamos a isso o fluxo da sempre movimentada Ponte Rio-Niterói, além dos automóveis das cidades vizinhas, como São Gonçalo e Itaboraí, Maricá e a Região dos Lagos, que também transitam diariamente nas vias niteroienses. Por isso, a segurança e a mobilidade no trânsito viário são prioridade da nossa gestão, garantindo ir e vir de todas as pessoas.

O PLANO DE SEGURANÇA VIÁRIO DA PREFEITURA DE NITERÓI

Com o objetivo de estabelecer medidas para tornar Niterói uma cidade com o trânsito mais seguro para todos, a NITTRANS está liderando a elaboração do Plano Municipal de Segurança Viária! Essa construção está sendo participativa e inovadora, visando assertividade por meio de consultas populares e metodologias ativas de identificação e diagnóstico.

O projeto conta com o apoio do Comitê de Implantação do Plano Municipal de Segurança Viária da cidade, composto por representantes das Secretarias Municipais de Urbanismo e Mobilidade, Saúde, Defesa Civil e Geotecnia, Ordem Pública, e das Coordenadorias de Comunicação e Niterói de Bicicleta.

O Comitê foi criado em abril desse ano, por meio de Decreto Municipal nº 14.857/2023, com a função de apoiar a iniciativa, garantindo a sua transversalidade. Os representantes se reúnem periodicamente, e participaram de duas edições de workshop, coordenado pela NITTRANS e com diversas participações, para definir pilares, objetivos e metas em aderência à década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021 – 2023 da agenda ONU/OMS.

A voz da sociedade niteroiense protagoniza a construção das diretrizes do Plano, por meio da consulta pública lançada esse mês no Colab.

A consulta foi um sucesso! 1225 cidadãos de todas as regiões da cidade participaram, informando suas impressões sobre a segurança e as fragilidades do trânsito de Niterói em 12 questões. Essa etapa é essencial, porque inclui a participação social na iniciativa e aproxima o cidadão da gestão municipal. A partir do diagnóstico desses dados, é possível direcionar as ações estabelecidas no plano para que reflitam as expectativas da população com maior proximidade.

Muito bacana, né?

 

O PMSV E A ATUAÇÃO DO LABNIT

O Comitê de Implantação do PMSV conta com o apoio do LabNit, o Laboratório de Inovação da Prefeitura de Niterói (EGG/SEPLAG), para transformar as múltiplas visões sobre o tema, provenientes dos diversos atores da gestão que permeiam a elaboração do Plano Municipal de Segurança Viário, numa visão unificada e integrada que norteará a iniciativa.

Em duas edições de oficinas com os representantes do Comitê e parceiros convidados, a equipe do LabNit realizou dinâmicas, reflexões, exercícios e votações para que o grupo identificasse e priorizasse os pilares e as metas ao plano, além de delimitar e detalhar seus objetivos.

Essa etapa é fundamental para a criação e a coesão de um panorama único que norteará as ações estabelecidas no Plano Municipal de Segurança Viária. Isso é muito importante para que o Plano tenha o potencial de viabilizar a construção de políticas públicas transversais eficientes para a promoção da segurança viária.

Assim, o PMSV já tem definidos os seguintes pilares: Mobilidade sustentável e vias seguras, Educação e comunicação, Fiscalização e operação de Trânsito e Rede de cuidado ao cidadão e Atendimento pós-sinistro.

Essa iniciativa, rumo a um trânsito cada vez mais seguro em Niterói, assim como outras divulgadas no Estação EGG, é valiosa inspiração para a nossa excelência como agentes do município! A partir do nosso comprometimento e bom trabalho, transformaremos Niterói na melhor cidade para se viver e ser feliz!

AppNitTrans

Você conhece o aplicativo que permite livre acesso a imagens em tempo real do Trânsito da nossa cidade? Parece filme, mas é só Niterói sendo a nossa cidade inteligente, eficiente e comprometida, que não desperdiça recursos! Acesse em seu celular as 28 câmeras de monitoramento (CCO Mobilidade) para selecionar a melhor rota para os seus compromissos e passeios: appnittrans.niteroi.rj.gov.br

Guia de Boas Práticas no trânsito de Niterói

Quem transita na nossa cidade diariamente conhece um trânsito específico que é gerado nas áreas em que há escolas: nossa cidade é numerosa em crianças e jovens, e nos horários de entrada e saída da escola há maior concentração de trânsito nas vias da área. Pensando nessa questão, a NITTRANS elaborou o sensacional Guia de Boas Práticas no trânsito, para orientar e apoiar estudantes, responsáveis e os responsáveis por transportes escolares a um melhor fluxo viário em suas rotinas, garantindo sua segurança! 

Curso de Sinalização Viária da Escola Virtual de Governo (ENAP)

Esse curso EaD foi feito especialmente pra você que trabalha com a infraestrutura da nossa cidade, com o objetivo de torná-la mais segura por todos que nela transitam! Fortaleça e atualize seus conhecimentos sobre sinalização de forma geral e projetos de infraestrutura viária de acordo com as técnicas e ferramentas abordadas ao longo dos 5 módulos do curso. 

Observatório Nacional de Segurança Viária

Você conhece o Observatório Nacional de Segurança Viária? Essa organização sem fins lucrativos aposta na transformação social por meio da mudança da cultura comportamental em relação ao trânsito, por meio da promoção do conhecimento e a oferta de atividades educativas e reflexivas, pensando em mais qualidade para o dia a dia de motoristas, ciclistas e pedestres. 

MENSAGEM DE FELIZ MÊS DOS EDUCADORES

A Escola de Governo e Gestão e o Labnit parabenizam todas as pessoas que transformam a sociedade por meio do compartilhamento de saberes e da promoção de aprendizagens, nesse mês de Outubro que é voltado para a valorização dos educadores e educadoras! Acreditamos na Educação para transformar o mundo e agradecemos e exaltamos o seu trabalho. 

Parabéns pela sua dedicação e comprometimento com o futuro da nossa sociedade!  

Nesse conteúdo, trouxemos informações e oportunidades sobre coisas que adoramos, como Escola de governo: iniciativas inovadoras, participação da população na construção de políticas públicas e muita troca e aprendizagem para tornar nossa gestão cada vez mais integrada e nossas entregas cada vez mais eficazes para o cidadão.

Esperamos que você tenha curtido saber dessas novidades, e que se engaje em nossas dicas e sugestões! A EGG e o Labnit agradecem a sua leitura – estaremos de volta mês que vem!

Não deixe de nos enviar suas sugestões e críticas – sua colaboração é fundamental para que possamos melhorar todos os nossos projetos e processos, lançando boletins cada vez mais instigantes! 😉

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE, ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS!