Estação EGG | Novembro 2023

Olá!

Neste mês de novembro, a cidade de Niterói completa 450 anos, e nessa edição do Estação EGG celebraremos essa data conhecendo mais sobre a nossa amada Cidade Sorriso! Também saberemos mais sobre as comemorações e iniciativas que a gestão preparou para toda a população!

Vamos lá?

A CIDADE SORRISO

Niterói é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada pelo líder indígena Araribóia, ainda em 1573! De lá pra cá, seu território floresceu e se tornou a metrópole vasta e populosa, que conhecemos hoje, reconhecida pela qualidade de vida que oferece aos seus moradores. As praias paradisíacas mescladas aos espaços urbanos; a proximidade à cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro; e a singularidade dos seus numerosos bairros elencam os principais motivos desse reconhecimento, junto a atuação de excelência da gestão pública municipal, também reconhecida nos principais índices, nacionais e internacionais, sobre o tema (saiba mais aqui).

Nossa cidade é considerada um município de grande porte, seu desenvolvimento é motivo de muito orgulho para a sociedade niteroiense e resultado do trabalho eficiente da sua administração pública, que teve em sua visão, desde o planejamento, a melhoria do dia a dia das pessoas que vivem em Niterói. Afinal, nosso município faz parte da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, e não está alheio às questões e desafios característicos do território.

A visão de futuro municipal, Melhor Cidade para se Viver e ser Feliz, inspirada pelas tendências atuais que atravessam a vida e o desenvolvimento das cidades – espaços que representam, por excelência, onde os cidadãos buscam prosperidade e qualidade de vida em suas múltiplas dimensões – consolida a percepção de que o desenvolvimento econômico a ser perseguido deve vir acompanhado de maior equidade, bem-estar, mais saúde, educação, segurança, cultura, cuidados com o meio ambiente […] e mais, que isso tudo só faz sentido se a prosperidade trouxer felicidade, esse senti8mento fluido que dá sentido a existência.” (Plano Estratégico Municipal Niterói Que Queremos 2013 – 3033, p. 25).]

Meio milhão de pessoas habitam os diversos bairros e regiões da cidade, cada um com suas características! Ao conhecer mais sobre cada um, é possível captar a multiculturalidade e pluralidade de Niterói, elemento que a torna tão especial. Há territórios pesqueiros, ruas históricas, calçadões, fortalezas, reservas florestais, bairros repletos de casas crianças e escolas, bairros cosmopolitas formados por edifícios e comércios, e praias para todos os gostos!

Quem já cursou, já sabe: na Jornada Embarque na Prefeitura de Niterói, que está no ar na Plataforma EGG desde 2022, há um conteúdo exclusivo sobre cada bairro da cidade, indicando pontos turísticos, arquitetura e atividades de lazer em cada um, como feiras, museus e gastronomia! Saiba mais aqui.

450 ANOS: CELEBREMOS

Há quase meio milênio, Niterói acolhe sua vasta população e recebe turistas e visitantes dos municípios vizinhos e do mundo todo, com charme e simpatia! Não à toa, é conhecida como a cidade sorriso. Temos inúmeros motivos para celebrar esse aniversário em grande estilo! 

O Plano Niterói 450 Anos, o maior plano de investimentos da história de Niterói, vem sendo anunciado e realizado desde 2022 pela gestão municipal, que orgulhosamente apresenta o planejamento para o maior volume de obras dos últimos tempos para revitalizar, valorizar e potencializar o nosso município! 

Saúde, Educação e Centro 450 são os eixos que compõem a primeira etapa do Niterói 450, que terá ainda ações para os eixos Zona Norte, Sustentabilidade, Clima e Resiliência e Comunidades. Até 2024, serão investidos cerca de R$ 2 bilhões na infraestrutura de Niterói. 

O destaque deste mês é a inauguração do Novo Restaurante Popular, segunda unidade do município, alocada na alameda Boaventura, no bairro do Fonseca, entrega que faz parte do Plano Niterói 450. Outros investimentos, como a dragagem do Canal de São Lourenço e novo Terminal Rodoviário do Caramujo, também estão inseridos no plano. 

Coluna: Histórias e Trajetórias em Niterói: uma viagem a um breve passado do município, por Gilson Monteiro

O jornalista Gilson Monteiro convida a uma verdadeira viagem no tempo em seu artigo em comemoração aos 450 anos de Niterói, em sua coluna semanal. Morador da cidade desde os 3 anos de idade, o jornalista conta detalhes das suas lembranças do centro da cidade de um passado próximo. Vale a pena checar!

Jogos: Quiz do G1 sobre a cidade em comemoração aos 450 anos

Nossa cidade é muito amada e tem recebido muitas homenagens! O G1 preparou uma brincadeira para celebrar os 450 da cidade sorriso, um quiz para testar os seus conhecimentos sobre Niterói! Um jeito divertido de aprender mais e exaltar Nikity!

Shows: Alcione e Tereza Cristina ao vivo - o samba toma a Praia de Icaraí

Desse você já sabia, mas deixamos aqui o lembrete: nos dias 25 e 26 de novembro, sábado e domingo, teremos shows de samba gratuitos nas areias da praia de Icaraí! A programação está sensacional – começa desde às 9h, com yoga e atividades, e às 17h iniciam os dj’s, que abrem os shows, marcados para 18h. Nos encontramos lá!

Campanha: Niterói Solidária marca presença nas comemorações de 450 anos da cidade

Que maravilha poder aproveitar os momentos de lazer e comemoração promovidos pela Prefeitura de Niterói para fazer o bem e cuidarmos um dos outros! Durante todas as ações de comemoração deste mês, o projeto está presente arrecadando donativos que serão redistribuídos pelas organizações sociais que fazem parte do Niterói Solidária. Portanto, não esqueça de levar 1kg de alimento não perecível, e participe de forma completa dessa festa!

Com gostinho de quero mais, nos despedimos da edição do Estação EGG de novembro em comemoração aos 450 anos de Niterói! É a paixão pela nossa cidade e todas as pessoas que a habitam, que a compõem, que nos move a trabalhar com cada vez mais excelência em sua administração!

Esperamos que você tenha curtido saber dessas novidades, e que se engaje em nossas dicas e sugestões! A EGG e o Labnit agradecem a sua leitura – estaremos de volta mês que vem!

A sua colaboração é fundamental para que possamos melhorar todos os nossos processos: não deixe de nos enviar suas sugestões e críticas. Até a próxima!  😉

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE, ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS!

Inscrições pendentes
Rolar para cima
Pular para o conteúdo