Olá!

Está no ar mais uma edição do boletim Estação EGG, sua parada obrigatória! =D  

Nesta edição, vamos falar sobre a economia do cuidado. Esse foi o tema da redação do ENEM de 2023, é um debate atual e em desenvolvimento no mundo todo, e de suma importância: a economia do cuidado é uma força de trabalho global, fundamental e infinita.   

Vamos lá?

O QUE É ECONOMIA DO CUIDADO?

A economia do cuidado ou trabalho do cuidado são todas as atividades não remuneradas exercido principalmente por mulheres, atividades voltadas a alimentação, educação, bem-estar, cuidados com os filhos, manutenção do lar e cuidados com pessoas idosas, doentes e com necessidades.     
 
De acordo com a organização internacional de trabalho (OIT), 76% das mulheres desempenham o trabalho do cuidado não pago. Tarefas como amamentar, limpar a casa, cozinhar por exemplo, demandam tempo e esforço, estas tarefas são vistas como forma de amor, porém na verdade é trabalho não remunerado.    
 
Ao longo da história o ato de cuidar foi delegado as mulheres, mães esposas, filhas e irmãs estão a frente destas obrigações, cuidado ´-e atribuído à “essência feminina” e isso tem a ver como a estrutura de poder criada pela sociedade, onde os cuidados com o lar ficaram a cargo das mulheres e aos homens o dever de trabalhar e trazer o sustento para casa.   
 
O trabalho do cuidado sempre existiu, porém, a partir do mundo do trabalho, esse permaneceu à margem, sem o devido reconhecimento, e caracterizado como uma função social da mulher.  
 
A desigualdade de gênero estimula ainda mais o trabalho invisível da mulher brasileira que exercem jornadas duplas ou até triplas de trabalho quando estão em casa.  Mesmo quando a mulher trabalha fora, o peso das atividades domésticas ainda fica sobre ela e, quanto menor a renda da família, mais horas a mulher se dedica as atividades domésticas – e, tendo a possibilidade de não realizar essa atividade, ela é delegada a outra mulher.   
 
Para além de relações históricos-sociais, o Estudo realizado pela ONG Brasileira Think Olga revelou que a economia do cuidado corresponde à 11% do PIB nacional. Diante disso, é necessário que haja políticas públicas que vejam e entendam a economia do cuidado como força econômica potente.  
 
O trabalho do cuidado é imprescindível para a manutenção da vida, sem este cuidado a sociedade não teria forças de sobreviver pois tudo depende de um cuidado de algo ou alguém.  

DADOS SOBRE TRABALHO DO CUIDADO

  • Segundo o IBGE (2022), mulheres dedicam 10h semanais a mais que homens ao trabalho doméstico e de cuidado; 
  • As mulheres brasileiras dedicam 21,3 horas semanais nas tarefas domésticas e cuidados com as pessoas, em contrapartida os homens se dedicam 11,7 hora semanais.  
  • A taxa de mulheres pretas e pardas que realizam tarefas domésticas é superior a taxa de mulheres brancas.  
  • Segundo o Portal Correio Braziliense (2023), mulheres em condição de vulnerabilidade social lideram o ranking de atividades não remuneradas.  
  • A desvalorização do trabalho não remunerado estimula profundamente a desigualdade de renda e provoca estresse, ansiedade e depressão devido ao excesso de trabalho. 

Políticas Públicas para as mulheres em Niterói

Atualmente, o Brasil ocupa o 93º lugar do Fórum Econômico Mundial de 2021 sobre paridade de gênero. Esse mesmo levantamento comprovou que precisamos de ainda mais 59 anos para que a balança de desigualdade de gêneros seja equilibrada na América Latina!  

Nosso trabalho como servidores públicos do município faz parte dessa luta! A Prefeitura de Niterói é reconhecida por possuir uma gestão composta por mulheres potentes à frente de secretarias, subsecretarias e coordenadorias de extrema relevância e responsabilidade para o desenvolvimento da nossa cidade, além de vereadoras fortes e atuantes!  

Além disso, nosso município conta com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, responsável por garantir os direitos das mulheres em suas múltiplas dimensões! A atuação da CODIM em Niterói perpassa pelas temáticas de Dados e comunicação, Diversidade, Empreendedorismo, empregabilidade e inovação e o Enfrentamento da violência contra a mulher, fornecendo suporte interseccional às mulheres, especialmente as em situação de vulnerabilidade. 

Os projetos estratégicos da CODIM têm potencial transformador para o tema desse boletim pois na vida da mulher as soluções não se dão de forma isolada: além da reponsabilidade pelo cuidado e o trabalho doméstico e outras consequências da disparidade de gênero, a mulher enfrenta opressões diversas em seu dia a dia, como o racismo e as barreiras de classe. 

Quer saber mais sobre esse tema tão importante e invisibilizado? Então fica de olho nas oportunidades que selecionamos para você!

Nossas Indicações:

Ícone Filme

Filme: Que horas ela volta?

É um filme brasileiro de 2015, gênero drama, protagonizado pela atriz Regina Casé, que retrata a vida e os conflitos da Val que é de uma empregada doméstica no Brasil e sua relação com seus patrões de classe média, além isso retrata a crítica da desigualdade social no Brasil. Teve alta repercussão nacional em seu lançamento, fomentando o debate sobre o tema em escolas, igrejas e entre familiares. 

SÉRIE: O CONTO DE AIA

Lançado em 2017, a premiada série é sobre um país onde, após a morte do seu presidente, foi submetido a um regime totalitário que retirou os direitos das minorias, inclusive das mulheres. Na série as Aias são mulheres cujo único objetivo é procriar para manter a estabilidade demográfica da população. A tensão e o suspense percorrem cada episódio mantendo o telespectador atento a cada detalhe.

PODCAST: ECONOMIA DO CUIDADO: O TRABALHO INVISÍVEL I O ASSUNTO I G1

Ouça o debate sobre o tema do boletim desse mês, da autora do livro “Mamãe está cansada” com Maíra Liguori, diretora da ONG Think Olga. 

LIVRO: TRABALHO, LOGO EXISTO: PERSPECTIVAS FEMINISTAS

Para que quiser se aprofundar no tema, a EGG sugere essa obra, da autora Margaret Maruani, publicado pela FGV. A obra discute o tema se aproximando de conclusões e perspectivas sobre os processos de violências que a sociedade impõe às mulheres e suas consequências sobre o trabalho e acesso ao emprego da categoria. 

MÊS DA MULHER

Esse mês, a Escola de Governo e Gestão e o Labnit celebram as mulheres, em toda a sua diversidade, reconhecendo o seu papel essencial para a vida e o funcionamento da sociedade. Em especial, agradecemos ao trabalho e à dedicação de todas as servidoras e profissionais do município de Niterói. Juntas, estamos construindo um futuro mais igualitário e promissor!

Esperamos que você tenha curtido essa leitura, e que se engaje em nossas dicas e sugestões! 

A EGG e o Labnit agradecem a sua atenção, estaremos de volta mês que vem! 

Não deixe de nos enviar suas sugestões e críticas!

Sua colaboração é fundamental para que possamos melhorar todos os nossos projetos e processos, lançando boletins cada vez mais instigantes! 

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE, ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS!