Olá, pessoal! Tudo bem?

Está no ar mais uma edição do Boletim da Escola de Governo e Gestão de Niterói, a EGG!

O mês de outubro foi repleto de novidades e conquistas para Niterói e queremos resgatar aqui o que aconteceu de bacana. Mas sabe o que também marca o décimo mês do ano?

No dia 28 de outubro, celebramos o Dia do Servidor Público! Nossa dedicação é fundamental para construirmos políticas públicas efetivas e ofertarmos serviços municipais de qualidade para a população niteroiense. Somos parte dessa história! Parabéns, servidoras e servidores!

Durante nossa participação no Connected Smart Cities, fomos reconhecidos como a 8ª cidade mais inteligente do Brasil! Além disso, também recebemos o “Selo Connected Smart Cities” devido às boas práticas adotadas pela gestão municipal.

Pensa que acabou?

Niterói teve outra conquista: a UNESCO reconheceu nossas boas práticas de gestão e análise de dados para o desenvolvimento de políticas públicas!

Confira também nesta edição outros acontecimentos, dicas de cursos, livros e eventos ligados à área de Administração Pública! Aproveite as oportunidades de expandir seus conhecimentos!

Você vai levar aproximadamente 12 minutos.

Niterói é a 8ª cidade mais inteligente do Brasil

Niterói conquistou a 8ª posição no ranking geral do Connected Smart Cities, realizado no dia 4 de outubro, em São Paulo. O evento reúne especialistas, entidades, empresas e governos engajados que apresentam as melhores práticas para o desenvolvimento das cidades!

Niterói conquista Selo Connected Smart Cities

Além de alcançar o posto de 8ª cidade mais inteligente do Brasil, Niterói também conquistou o “Selo Connected Smart Cities”, no segundo dia do mesmo evento. O selo incentiva o desenvolvimento e reconhece as boas práticas em cidades inteligentes. Para conferir as dimensões de avaliação, acesse nosso Instagram!

Niterói apresenta tecnologias usadas a serviços da população no Connected Smart Cities

Com presença marcante no evento, a SEPLAG também apresentou palestra “Smart Cities Niterói: como a cidade está utilizando a tecnologia e sua infraestrutura a serviço da população”. Na ocasião, a secretária da SEPLAG, Ellen Benedetti, apresentou a evolução do município nos últimos anos e iniciativas inovadoras da nossa cidade.

Niterói recebe reconhecimento da UNESCO

A UNESCO reconheceu nossas boas práticas de gestão e análise de dados para o desenvolvimento de políticas públicas. O projeto intitulado “A importância da transversalização das perspectivas de raça, gênero, etnia e território para melhoria das políticas públicas de redução de desigualdades” contou com a participação de representantes da SEPLAG, EGP, Direitos Humanos, Assistência Social, Habitação e CODIM.

Uma quarta-feira rosa na SEPLAG!

A equipe da SEPLAG entrou na campanha do Outubro Rosa! O movimento dedica o mês para a conscientização da prevenção ao câncer de mama, visando estimular que mais mulheres acessem serviços de diagnóstico e tratamento. A prevenção é o segredo! Fazer o autoexame mensalmente é fundamental. Mas lembre-se de que o exame de toque não substitui a mamografia, a única capaz de realmente diagnosticar o câncer de mama.

Criação de Parque Tecnológico em Niterói

A equipe da Subsecretaria de Modernização da Gestão (SSMG) participou de uma entrevista para mapear o Ecossistema de Inovação de Niterói. A equipe responsável pelo estudo está realizando uma série de entrevistas que envolvem os principais atores do desenvolvimento econômico local e da Ciência, Tecnologia e Inovação do Município.

Diagnóstico da Rede Planit

Agradecemos a todas e todos os pontos focais que colaboraram para o processo de desenvolvimento da nossa Rede PlaNit! A SEPLAG, por meio da Subsecretaria de Planejamento (SSP) e com o apoio da Subsecretaria de Orçamento (SSO), aplicou o Formulário de Mapeamento do Perfil e Percepções dos Membros da Rede Planejamento e Orçamento do Município (Rede PlaNit) entre os dias 3 e 21 de outubro.

O objetivo desta iniciativa é que, a partir dos resultados do Diagnóstico, sejam desenvolvidas ações de aprimoramento das atividades e trocas realizadas entre a SEPLAG e as setoriais. Foram obtidas 107 respostas, dos 152 pontos focais integrantes da Rede! Em breve, daremos a devolutiva do diagnóstico e anunciaremos novas iniciativas para todas e todos os pontos focais da Rede PlaNit!

Novos guardas municipais de Niterói começam a receber formação

Os 45 convocados para ingressar nos quadros da Guarda Municipal de Niterói participaram da aula inaugural do curso preparatório, no último dia 25 de outubro. O evento contou com a presença do Prefeito Axel Grael, o Secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, e o Comandante-Geral da GM, inspetor Leandro Nunes. Até fevereiro do ano que vem, os novos integrantes da corporação aprenderão noções de abordagem, comunicação não violenta, direitos humanos e outros temas. O curso preparatório tem 600 horas-aula e é um dos requisitos para estarem aptos a ingressar no patrulhamento de rua.

Boletim da Transparência - Outubro de 2022

Já estão disponíveis as atualizações do Boletim da Transparência de outubro. Acesse e fique por dentro das informações referentes ao Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e ao Portal da Transparência!

Enap lança cartilha para multiplicar iniciativas de mentoria no setor público

O objetivo da cartilha é estimular a multiplicação de programas de mentoria no serviço público. Com esse documento, a intenção é que lideranças públicas possam começar do zero um projeto ou aperfeiçoar os processos de iniciativas de mentoria existentes.

Curso: A Nova Lei de Licitações e Contratos: aspectos gerais e pontos de atenção

O curso foi desenvolvido na modalidade online autoinstrucional buscando viabilizar a capacitação do maior número de servidores públicos.

Supir promove palestra sobre políticas públicas antirracistas em Niterói

A Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial de Niterói (Supir) promove, nesta quinta-feira (10/11), às 9h30, a palestra “Por uma Niterói antirracista: políticas públicas em movimento”. A atividade faz parte da programação oficial do Novembro Negro da cidade e acontecerá no Auditório do Caminho Niemeyer. Participe!

Webinar: Regras para atuação dos agentes de contratação nas compras públicas

O Ministério da Economia (ME) publicou decreto com as regras de atuação dos agentes de contratação, da equipe de apoio, da comissão de contratação e dos gestores e fiscais de contratos, no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Confira todas as novidades no encontro virtual promovido pelo ME!

Codim promove campanha de combate à violência contra as mulheres

No mês de combate à violência contra a mulher, a Coordenadoria de Políticas de Direitos das Mulheres (Codim) da Prefeitura de Niterói está organizando a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O evento será realizado entre 20 de novembro e 10 de dezembro. A campanha idealizada pela ONU estimula a mobilização global para ações de fortalecimento feminino, autonomia, prevenção e erradicação da violência contra meninas e mulheres. Acompanhe a agenda dos 21 dias de ativismo pelo Instagram @mulheresniteroi!

Inscrições abertas para a jornada “Embarque na Prefeitura”

Se liga! A EGG abriu as inscrições para as formações previstas para esse ano dentro do Plano de Capacitação 2022-2023!

Para não perder nenhuma novidade, acompanhe nossas redes sociais!

Curso: Licitações e Contratos Administrativos – EGG e PGM

A EGG e a PGM vão oferecer um curso sobre licitações e contratos administrativos, conforme a lei nº 8.666/93, que segue em vigência até 2023. As aulas são voltadas aos agentes municipais de contratação e serão ministradas nos dias 22, 24 e 29 de novembro e 01, 06, 08, 13 e 15 de dezembro, no 9º andar da Prefeitura Municipal de Niterói.

Capacitação do Plano de Integridade da SMF

O curso discute a atuação pela integridade e conformidade, uma das diretrizes institucionais da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), visando sempre o atendimento à estrita legalidade dos processos e procedimentos, bem como nas relações de enfrentamento e prevenção à corrupção.