CARTILHA DE SEXUALIDADE

Orientação sexual está relacionada ao desejo afetivo-sexual, romântico ou não-romântico que uma pessoa tem por outra. Algumas definições de orientação sexual são: homossexual, heterossexual, panssexual ou bissexual. Existem também outras formas.

dicionário de termos

Orientação sexual, no campo da homossexualidade, que se refere a mulheres (cis ou trans) que sentem atração afetiva e/ou sexual por outras mulheres (também cis ou trans).

Orientação sexual, no campo da homossexualidade, que se refere a homens (cis ou trans) que sentem atração afetiva e/ou sexual por outros homens (também cis ou trans).

Refere-se a atração sexual e/ ou emocional por indivíduos do mesmo sexo ou do sexo oposto, não necessariamente ao mesmo tempo, da mesma maneira ou na mesma frequência.

Refere-se a atração sexual, romântica ou emocional em relação às pessoas, independentemente de seu sexo, expressão de gênero ou identidade de gênero.

Assexualidade ou espectro assexual é a falta total, parcial ou condicional de atração sexual a qualquer pessoa, independente do sexo biológico ou gênero.

É a atração romântica e/ou sexual de um indivíduo exclusivamente por alguém de um gênero diferente do seu (Exemplo: homem por mulher ou mulher por homem).

FAÇA A DIFERENÇA

NÃO É OPÇÃO

O termo “opção sexual” está errado, e não deve ser usado, por não se tratar de uma escolha. O termo correto é orientação sexual.

NÃO É DOENÇA

O termo “homossexualismo” está errado e não deve ser utilizado. O sufixo “ISMO” carrega a conotação de doença e a homossexualidade não é doença.

"VEADO"

O termo correto é gay, chamar de veado e variações pode ser ofensivo.

"SAPATÃO"

O termo correto é lésbica, chamar de sapatão e variações pode ser ofensivo.

REVEJA OS SEUS CONCEITOS

"MAS NÃO PRECISA BEIJAR EM PÚBLICO NÉ?"

Não tem porquê esconder um ato de carinho entre duas pessoas. Relacionar afeto entre pessoas LGBTIA+ à promiscuidade é preconceito

"BISSEXUAIS SÃO CONFUSOS"

Pessoas bissexuais sentem atração por todos os gêneros, mas isso não quer dizer que sejam pessoas confusas.

"COMO VOU EXPLICAR PARA OS MEUS FILHOS?"

As pessoas são livres e tem o direito de se relacionarem com quem bem entendem e não precisam prestar contas dos seus afetos.

"TENHO ATÉ AMIGOS QUE SÃO"

Você pode ter amigos e ainda assim reproduzir homofobia. Converse com seus amigos, tente entendê-los e tenha sempre empatia.

Indicações

Legislação

Quando uma pessoa LGBTIA+ é agredida por palavras ou fisicamente por conta de sua orientação sexual, ela pode ser protegida pelo artigo 20 da Lei 7.716/2018.

Audiovisual

Livros

Instagram

QUAIS AS OUTRAS AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DE COMBATE À LGBTFOBIA QUE A PREFEITURA REALIZA?

Realização: