de olho na escola

Olá, pessoal! Tudo bem?

Está no ar mais uma edição do Boletim da Escola de Governo e Gestão de Niterói, a EGG!

Tivemos importantes ações no mês de setembro! Entre elas, os encontros imersivos realizados pela EGG com equipes da Prefeitura de Niterói para conectar os membros das redes às produções dos conteúdos educacionais do Plano de Capacitação 2022-2023.

Além disso, tivemos a segunda edição do curso “Gestão e Governança para Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”, a aula inaugural do Projeto Jovem Ecosocial e as oficinas temáticas sobre elaboração da Estratégia de Governo Digital (EGD) de Niterói.

Confira também nossas dicas de cursos, livros e eventos ligados à área de Administração Pública! Não perca as oportunidades de expandir seus conhecimentos!

Você vai levar aproximadamente 10 minutos.

fique por dentro

EGG realiza imersão com equipes da Prefeitura

A EGG realizou dois encontros imersivos com equipes de diferentes órgãos da Prefeitura, na quinta (22) e sexta-feira (23), para falar sobre as ações do Plano de Capacitação dos Servidores 2022-2023. O objetivo foi conectar e engajar os membros das Redes do município com as etapas de produção dos materiais que estamos preparando sob medida para cada jornada prevista no Plano.

Segunda edição do curso “Gestão e Governança para Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”

Chegou ao fim, na última terça-feira (27), a segunda edição do curso “Gestão e Governança para Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”. Vinculado ao Programa Niterói Cidadã, a ação tem o objetivo de fortalecer as entidades do Terceiro Setor com foco no aprimoramento da gestão das OSCs. A formação foi oferecida pela EGG e contou com oficinas mão na massa facilitadas pelo Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit).

Aula inaugural do Programa Jovem Ecosocial

Cerca de 500 jovens matriculados no Programa Niterói Jovem EcoSocial II lotaram a Sala Nelson Pereira dos Santos na noite desta quarta (28) para a aula inaugural. Iniciativa da Prefeitura de Niterói – por meio da Secretaria Municipal de Participação Social – e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o programa tem como objetivo oferecer capacitação profissionalizante, desenvolver habilidades sociais e realizar formações nos territórios.

Oficina temática da elaboração da Estratégia de Governo Digital de Niterói

Equipes da Prefeitura participaram, durante o mês de setembro, de três oficinas temáticas sobre a elaboração da Estratégia de Governo Digital de Niterói, nos dias 12, 14 e 16. Os encontros tiveram como temas “Transformação Digital”, “Governo aberto, participativo e inclusivo, fomento à cultura digital” e “Governança e gestão de TIC, infraestrutura tecnológica”. Os encontros contaram com a participação da EGG e do LabNit.

dicas e oportunidades de parceiros

LIVRO: Pavimentando o caminho para uma gestão pública eficiente: Coletânea de ensaios

A coletânea reúne textos publicados no ‘Colab Blog’ de Niterói sobre temas de grande importância para a administração. No livro, o autor Arlindo Nascimento Rocha faz a sistematização de diversos assuntos ligados à integridade, compliance, ética, accountability, gestão de riscos, soft e hard skills, entre outros.

Disponível nas melhores livrarias.

CURSO: Nova Lei de Licitações: Gestão Contratual (Lei n° 14.133/2021)

O curso traz um panorama sobre as normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com ênfase na Gestão Contratual.

Carga horária: 30h | Disponibilidade: 30 dias

CURSO: Gestão Pessoal - Base da Liderança

O curso possibilita reflexões sobre virtudes, forças de caráter, valores pessoais, motivadores intrínsecos de trabalho e perfil comportamental. Os alunos poderão pensar em estratégias de melhoria em sua vida laboral e em sua vida pessoal, por meio de instrumentos que serão disponibilizados ao longo do curso.

Carga horária: 50h | Disponibilidade: 40 dias

CURSO: Transformação Digital no Serviço Público

Desenvolvido pela ENAP em parceria com a Secretaria de Governo Digital, o curso atenderá ao Programa de Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital no Poder Executivo federal e dos órgãos e entidades estaduais, distritais e municipais participantes da Rede Nacional de Governo Digital, denominada como rede.gov.br.

Carga horária: 20h | Disponibilidade: 20 dias

CURSO: Criatividade e Novas Tecnologias para facilitar o seu dia a dia no trabalho

Por meio de vídeos curtos e aplicados, o curso apresenta dicas sobre ferramentas tecnológicas capazes de facilitar o dia a dia de trabalho e de estimular a criatividade das pessoas.

Carga horária: 10h | Disponibilidade: 10 dias

CURSO: Comunicação para TODOS: recursos e ferramentas de acessibilidade

O curso tem o objetivo de promover a compreensão dos conceitos e princípios básicos sobre Acessibilidade na Comunicação, assim como problematizar a (DE)ficiência com foco na eficiência de cada indivíduo e do coletivo na interação por meio de recursos como: a Audiodescrição para pessoas com deficiência visual; a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE).

Carga horária: 20h

INSCRIÇÕES ABERTAS: MBA em Gestão Pública

Estão abertas as inscrições para o MBA em Gestão Pública, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para servidores públicos federais, estaduais e municipais. As inscrições vão até 13 de outubro e a novidade desta edição é a destinação de 50 vagas, das 300 previstas, para agentes públicos de estados e municípios.

WEBINÁRIO INTERNACIONAL: Melhores Práticas e Desafios para o Futuro do Treinamento no Setor Público

Conheça as 10 Recomendações do CapGov para a capacitação no setor público federal brasileiro e as principais experiências internacionais sobre treinamento no setor público.

próximos eventos e oportunidades

CURSO: e-Ciga Niterói

O e-CIGA é o sistema único de processo eletrônico da prefeitura de Niterói. O curso direcionado aos servidores públicos municipais e abrange todas as funcionalidades necessárias para tramitar processos, criar documentos e assinar eletronicamente dentro do e-Ciga!

CURSO: Elaboração de Projetos

O curso tem objetivo de transmitir as etapas de elaboração de projetos, as melhores práticas na área de gerenciamento e os principais métodos elaborados pela Administração Pública.