Olá, pessoal! Tudo bem?

Pensando em facilitar o acesso dos servidores às informações, a Escola de Governo e Gestão de Niterói (EGG) apresenta um Boletim reformulado nesta edição!

Como destaques do último mês, tivemos o lançamento do Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas de Niterói (Simagi), a ampliação do processo eletrônico e a participação de Niterói no 1º Encontro de Institutos de Planejamento.

Ainda nesta edição, também destacamos a 2ª Audiência Pública do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), a troca de experiências da Seplag com a Prefeitura de Maricá e a Escola de Gestão do Paraná (EGP) e nossa participação na inauguração da Escola Friburguense de Gestão.

Confira também dicas de cursos, livros e eventos ligados à área de administração pública! Não perca as oportunidades!

Você vai levar aproximadamente 10 minutos.

Prefeitura lança Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas de Niterói (SIMAGI)

A I Jornada do Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas de Niterói ocorreu nos dias 24 e 25 de maio, na Sala Nelson Pereira dos Santos. Durante o evento, a Subsecretária de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas da Seplag, Severine Macedo, apresentou a Política de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas do Município. A iniciativa é fundamental para qualificar a gestão baseada em evidências e orientada para resultados.

O evento contou com a participação do Prefeito Axel Grael, a Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, José Henrique Paim, ex-Ministro da Educação e atual diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE) da FGV, e outras autoridades.

Niterói amplia processos eletrônicos

Cinco novos processos da Prefeitura de Niterói passaram a tramitar eletronicamente desde o dia 23 de maio. A implementação e ampliação dos processos eletrônicos é liderada pela área de Modernização da Gestão da Seplag e considerada uma das prioridades do Governo Municipal. Essas mudanças geram economia aos cofres públicos, transparência nas ações e celeridade na tramitação dos processos.

Quer saber mais sobre quais processos passaram a ter tramitação eletrônica? 

Seplag Niterói participa do 1º Encontro entre Institutos de Planejamento

Niterói participou do 1º Encontro entre Institutos de Planejamento do Brasil, em Fortaleza, realizado no dia 27 de maio. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) foi representada pela Subsecretária de Planejamento, Elissa Rasma.

O encontro teve objetivo de fortalecer o diálogo com os Institutos de Planejamento e instituir, futuramente, uma Rede Nacional de Institutos de Planejamento. A ideia é aprimorar o planejamento no país a partir de uma troca permanente de experiências e fortalecimento de estratégias de desenvolvimento urbano, inclusivo e sustentável.

Câmara Municipal realiza 2ª Audiência Pública do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias

Equipes das Subsecretarias de Planejamento e Orçamento de Niterói participaram da 2ª Audiência Pública do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2023, que ocorreu no dia 23 de maio, na Câmara Municipal de Niterói.

Durante o evento, foram apresentados e debatidos com vereadores e a população os principais pontos do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias. Na LDO definimos metas e prioridades de investimento do governo para o próximo ano.

Niterói participa da inauguração da Escola Friburguense de Gestão

Niterói foi representada na inauguração da Escola de Gestão da Prefeitura de Nova Friburgo, ocorrida no dia 26 de maio. A Controladora-Geral de Niterói, Cristiane Marcelino, e a Diretora da Escola de Governo e Gestão de Niterói (EGG), Isabela de Jesus, participaram do evento, ao lado de outras representantes da Subsecretaria de Articulação Institucional e Gestão do Conhecimento .

A cerimônia também contou com a presença de autoridades de Nova Friburgo, como o Prefeito Johnny Maycon, a Controladora-Geral Kelle Barros, o Procurador-Geral da Câmara dos Vereadores Hugo Lontra e o Subsecretário de Governo Daniel Silveira, entre outras.

Niterói troca experiências de gestão com Maricá e Paraná

A Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói, Ellen Benedetti, e o Subsecretário de Modernização da Gestão, Enzo Tessarolo, visitaram a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, onde foram recebidos pelo Secretário Leonardo Alves e o Prefeito da cidade, Fabiano Horta. Durante o encontro, as lideranças discutiram estratégias e ferramentas para a melhoria no atendimento ao cidadão, a oferta dos serviços digitais, a implementação do processo eletrônico e do e-Cidade em ambos os municípios.

Além de Maricá, a Escola de Governo e Gestão (EGG) da Seplag Niterói também esteve em diálogo com a Escola de Gestão do Paraná (EGP). Na conversa, foram destaques a metodologia utilizada para construção do novo Plano de Capacitação da Prefeitura de Niterói, as trilhas e jornadas do Plano, nossos inventários de competências transversais e específicos das Redes

Niterói cria Comissão de Ética e Integridade da Mulher

A prefeitura de Niterói lançou, no último dia 2 de maio, a Comissão de Ética e Integridade da Mulher (Ceim). Composta por representantes da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Rede Mediar, Secretaria Municipal de Administração (SMA) e da Controladoria-Geral do Município (CGM), a Comissão irá acolher denúncias realizadas por servidoras municipais.

O objetivo é acolher cada mulher que estiver fazendo denúncias, mediando conflitos e, em última instância, atuar na responsabilização, uma vez que a SMA está inserida na comissão.

Os canais de denúncia da Ouvidoria, que podem ocorrer de forma anônima, atendem nos seguintes canais:

  • e-mail: ouvidoria@controladoria.niteroi.rj.gov.br;
  • Fala.BR: falabr.cgu.gov.br;
  • Telefone: (21) 2622-1045;
  • Whatsapp: (21) 96992-7444

Campanha Niterói Solidária: Doe agasalhos!

A Campanha Niterói Solidária iniciou a arrecadação de agasalhos e artigos de frio que serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além de agasalhos, também poderão ser doados itens como gorros, bonés, cobertores, luvas, meias e demais artigos de frio, desde que estejam em boas condições de uso. Os itens podem ser entregues de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Confira os pontos de arrecadação:

  • Prefeitura Municipal de Niterói (Rua Visconde de Sepetiba, nº 987 – Centro)
  • Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia (Rua Coronel Gomes Machado, nº 258 – Centro)
  • Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (Rua Coronel Gomes Machado, nº 281 – Centro)
  • Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Rua Professor Plínio Leite, nº 86-168, subsolo (Caminho Niemeyer) – Centro)
  • Administrações regionais.

Participe da campanha do Niterói Solidária e ajude o próximo!

Curso: Relações Interpessoais e Feedback (ENAP)

O curso visa capacitar servidores que atuam em funções gerenciais para lidar com diferentes perfis de servidores e equipe, exercitando o feedback para a melhoria do relacionamento interpessoal no seu ambiente de trabalho.

Curso: Governo Aberto: Transparência e Dados Abertos (ENAP)

O Governo Aberto é uma iniciativa do Brasil em conjunto com outros países e organizações da sociedade civil que visa uma nova visão da Administração Pública a partir da promoção de projetos e ações pautadas nos seguintes princípios de transparência, accountability, participação cidadã, tecnologia e inovação.

Curso: Gestão Integrada na Administração Pública (ENAP)

O curso apresenta uma visão geral da Gestão Integrada na Administração Pública e seus desafios. São abordados temas como a importância do planejamento, ferramentas para gestão de políticas públicas e a complexidade da gestão de pessoas, entre outros.

Obtenha uma visão geral da Gestão Integrada na Administração Pública e seus desafios.

Evento: Lançamento da Plataforma Desafios 2.0 e conversa com os autores dos livros “Gov.br/desafios: instrumentos jurídicos para inovação aberta” e “Inovação Aberta na Prática”

Evento: 8ª Edição da Semana de Inovação 2022 da ENAP

O evento visa fomentar a discussão de ideias, a troca de experiências e uma mentalidade mais inovadora na administração pública. A 8ª Edição será em formato híbrido, com atividades presenciais em Brasília, Recife e Rio de Janeiro, e com conteúdo exclusivo e interativo on-line.

Livro: Construção Colaborativa e Transformação em Governo (ENAP)

O livro reúne recursos metodológicos e técnicas com o objetivo de auxiliar na facilitação de processos colaborativos no serviço público a partir das experiências, erros e acertos da Diretoria de Inovação – GNova da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Guia: Orçamentos Sensíveis a Gênero e Raça (Fundação Tide Setubal)

O guia tem objetivo de instrumentalizar e sensibilizar gestores públicos estaduais e municipais sobre as desigualdades de gênero e raça. A ideia é fazer com que os gestores reconheçam a importância de implementar ações no planejamento orçamentário para a transformação e desenvolvimento sustentável de mulheres, quilombolas, indígenas e pessoas negras.

Podcast: Inovação pública: é fácil, mas é difícil (Dos dois lados da rua)

O podcast “Dos dois lados da rua” é uma produção do CEAPG e do NEB. O objetivo é entender como a política pública vira realidade e como acontece a interação entre burocratas e cidadãos. A produção é do CEAPG – Centro de Estudos em Administração Pública e Governo e do NEB – Núcleo de Estudos da Burocracia, ambos da FGV EAESP.

Disponível nos principais agregadores de podcasts

Curso: Monitoramento do Plano de Metas Anual 2022 (EGG)

O objetivo do curso é capacitar a Rede sobre a metodologia de monitoramento de 2022 e criar uma integração entre os órgãos.

Curso: I Jornada do Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas - SIMAGI (EGG)

O Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Niterói (Simagi) visa institucionalizar a nova política de avaliação dos programas e projetos públicos do município, além de organizar a gestão de dados. Através do Simagi, será possível aprimorar as políticas públicas numa gestão baseada em evidências e orientada para resultados e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Errata: Na edição de maio/2022, na notícia “Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de Niterói é encaminhado à Câmara de Vereadores”, foi publicado o termo “Lei de Diretrizes de Base”, no lugar de “Lei de Diretrizes Orçamentárias”.