Geotecnologias Aplicadas no Desenvolvimento de Políticas Públicas Ambientais: Estudo de Caso do Sistema de Gestão da Geoinformação (Sigeo), Niterói-Rj
Descrição
A necessidade de informações georreferenciadas, sistematizadas, precisas e acessíveis é uma demanda cada vez maior nas grandes cidades brasileiras. Neste sentido, este artigo objetiva avaliar recursos da plataforma gratuita e de acesso público do Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo) - gerido pela prefeitura de Niterói-RJ - o Civitas Geoportal, e sua aplicação em análises ambientais. Para tanto, foram analisadas as unidades de conservação, o cadastro de indivíduos arbóreos em via pública, as áreas atingidas por incêndio, os pontos de balneabilidade das praias e, posteriormente, feita uma análise multicritério. Os resultados demonstraram 13.641 hectares de unidades de conservação delimitadas; 634 hectares de áreas que sofreram com incêndios; 7.137 indivíduos arbóreos de vias públicas catalogados até o momento; e, dos 29 pontos de balneabilidade, 23 apresentaram status próprio e 6, impróprio. Foram percebidos ainda inúmeros benefícios e aplicações das geotecnologias na administração pública.
Autores: Leal, Thiago dos Santos; Do Vale Vitor Hugo Chagas ; Mello, Luize de Oliveira Ferraro
Geotecnologias Aplicadas no Desenvolvimento de Políticas Públicas Ambientais: Estudo de Caso do Sistema de Gestão da Geoinformação (Sigeo), Niterói-Rj. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 2019, Fortaleza.