Documento
Metadados
Título
Apresentação da Metodologia do PPA 2022-2025 na Semana de Inovação da ENAP 2021
Descrição
Neste arquivo, você poderá ter acesso à metodologia de construção do PPA 2022-2025 de Niterói. A metodologia reforça as premissas da gestão e orçamento para resultados, em consonância ao Planejamento Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033. O PPA visa priorizar o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, reforçando o compromisso da gestão com as diretrizes internacionais.
A metodologia permite ainda estabelecer a aderência entre o planejamento de longo, médio e curto prazo, e se refletirá na execução mais coordenada e direcionada das ações a serem realizadas e entregues aos cidadãos niteroienses no dia a dia. Além da consulta pública online, a população foi capaz de participar acompanhando e interagindo nos webinários e nas audiências públicas organizadas pelos Poderes Executivo e Legislativo.
Este arquivo se refere à apresentação desta metodologia inovadora na mesa redonda intitulada “Instrumentos de Planejamento de Médio Prazo como ferramenta norteadora para uma gestão orientada para resultados: boas práticas dos Planos Plurianuais de entes municipais” dividida com as Prefeituras de São Paulo/SP e Recife/PE na sétima edição da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no dia 10 de novembro de 2021.
A Semana de Inovação visa fomentar a discussão de ideias, a troca de experiências e uma mentalidade mais disruptiva na Administração Pública. Desde sua criação em 2015, a semana vem crescendo em tamanho e estatura, favorecendo e disseminando a cultura de inovação entre os agentes públicos de todo Brasil. Em sua sétima edição, o evento é hoje o maior do tipo em toda América Latina e cumpre papel fundamental em apresentar tendências e possibilidades para a transformação das organizações públicas.
A mesa redonda teve como proposta discutir o planejamento de políticas públicas de médio prazo de forma inovadora no Plano Plurianual (PPA). Partindo dos recentes Planos Plurianuais das Prefeituras de Niterói, São Paulo e Recife, esta apresentação, portanto, aborda o desafio de estruturar um processo de planejamento capaz de criar políticas baseadas em evidências que sejam fruto da ampla participação popular e mensuráveis por indicadores inéditos na gestão. O objetivo, além de fortalecer a gestão democrática para resultados, é garantir o PPA como uma peça de planejamento efetivo e gerencial.