boas-vindas ao

MBA

EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

O MBA em Gestão Pública Municipal é resultado de uma parceria entre a Escola de Governo e Gestão (EGG), vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG) da Prefeitura Municipal de Niterói, e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

A iniciativa, que teve início em 2019, contou com participação de 50 dirigentes municipais, de 43 órgãos da Prefeitura, com objetivo de potencializar e qualificar essas lideranças em temas estratégicos para a administração direta e indireta, além de fortalecer a rede de gestores e fomentar o debate, a formulação e a implementação de políticas públicas que atendam de forma mais efetiva às demandas da população de Niterói.

Todo esse conhecimento produzido foi apresentado através dos artigos produzidos por servidores da Prefeitura de Niterói em conjunto com seus orientadores. O livro “Gestão Pública Municipal – Políticas Públicas e Práticas de Gestão”, vol. I, pode ser acessado abaixo!

O MBA em Gestão Pública Municipal consistiu em um curso de pós-graduação lato sensu composto por 3 etapas:

1 -Etapa Geral

Todos os participantes foram reunidos em uma mesma turma para cursar disciplinas transversais a toda a Administração Pública.

2 - Etapa Específica

Os participantes foram divididos em duas turmas, de acordo com as ênfases escolhidas no processo seletivo (Gestão Pública e Políticas Sociais / Gestão Pública e Desenvolvimento Urbano).

3- Etapa Final

Os participantes produziram o trabalho de conclusão de curso, orientados pelo corpo docente da UFF.

resultados do programa

1° Volume do livro "Gestão Pública Municipal: Políticas Públicas e Práticas de Gestão"

Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Escola de Governo e Gestão (EGG) ofertou seu primeiro programa de pós-graduação para servidores públicos, o Master Business Administration  (MBA) em Gestão Pública Municipal. A iniciativa teve como objetivo potencializar e qualificar as lideranças municipais e fomentar o debate, a formulação e a implementação de políticas públicas que atendam de forma mais efetiva às demandas da população de Niterói.

Neste livro, que é um dos principais resultados do programa, estão disponíveis diversos artigos produzidos por servidores da Prefeitura de Niterói em conjunto com seus orientadores. Este documento sistematiza e dissemina o conhecimento conquistado pelos participantes no processo, além de registrar saberes, experiências e vivências que agregam valor à gestão pública municipal e à sociedade niteroiense.