Gestão do conhecimento

A Gestão do Conhecimento consiste na capacidade de mapeamento, criação, administração e compartilhamento dos ativos de conhecimento de uma organização, de maneira eficiente. A área de Gestão do Conhecimento da Prefeitura de Niterói contribui com a criação e o registro da memória institucional, a partir da manutenção e atualização do Repositório de Memória Institucional. 

Entre os objetivos da área, destacam-se:

Criação de memória institucional

Fortalecimento dos processos internos

Disseminação de experiências e boas práticas de gestão

Contato com práticas inovadoras, a partir da participação em Congressos e Simpósios

Manutenção da eficiência da gestão em momentos de transição

Maior agilidade na tomada de decisões

Os documentos que compõem o Repositório estão divididos nas categorias:

Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA)

O PDPA é uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, Universidade Federal Fluminense e a Fundação Euclides da Cunha. Seu objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos que promovam soluções eficientes para a cidade. O registro da memória do programa é fundamental para disseminação dos projetos não só para a Prefeitura, mas para toda sociedade. 

Reunimos todo material e produto produzido que esteja relacionado à gestão do conhecimento: Artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, livros e etc. 

Trabalhos Acadêmicos

reunimos os artigos científicos e os relatos de experiências sobre a Gestão Administrativa da Prefeitura de Niterói que foram aceitos e publicados em Congressos, Simpósios e Revistas Científicas. Os artigos e relatos tratam de temas como: estrutura de planejamento, gestão de pessoas, gestão por competências, inovação, transparência, gestão da informação, gestão fiscal, entre outros.

Sistematização de Metodologias

procuramos registrar a memória de processos administrativos desempenhados na Prefeitura sobretudo por meio de Cartilhas e Manuais. Esses documentos tratam de temas como: a sistematização dos Planos de Metas Anuais, o Manual de Desenvolvimento do HackNit, o Manual de Monitoramento e Aceleração De Projetos Estratégicos do NGE, o Manual do Professor da EGG, entre outros

Revistas

reunimos as revistas publicadas pelo município que objetivam constituir-se em um instrumento de comunicação, divulgação e intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de pesquisas nas áreas de políticas públicas. Dessa forma, espera-se que o trabalho da área de Gestão do Conhecimento contribua para o aumento da eficiência, da eficácia e da efetividade da Gestão Administrativa Municipal de Niterói.

Equipe

Skip to content