Olá, pessoal! Tudo bem?

Esta edição do Boletim da Escola de Governo e Gestão de Niterói, a nossa EGG, está repleta de novidades!

Alguns dos destaques do último mês foram a participação da SEPLAG no evento temático de Governança do Ranking Connected Smart Cities 2022, o novo site do Sistema de Gestão da Informação (SIGeo) e a capacitação para servidores da Subsecretaria de Orçamento.

Além disso, destacamos como será o monitoramento 2022 do Plano Plurianual 2022-2025 e do Plano de Metas de Niterói. Você também irá conferir as novidades e os resultados da implantação do Processo Eletrônico, que tem avançado no governo da cidade!

Confira também dicas de cursos, livros e eventos ligados à área da Administração Pública! Não perca as oportunidades!

Você vai levar aproximadamente 10 minutos.

SEPLAG é destaque no tema de governança no Ranking Connected Smart Cities 2022

A Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, participou do evento temático de Governança, realizado no dia 7 de junho pelo Ranking Connected Smart Cities 2022, e apresentou a trajetória e as experiências que levaram Niterói a conquistar o 1º lugar no eixo Governança no ranking do ano passado.

Início do Monitoramento 2022 do Plano Plurianual 2022-2025 de Niterói

O monitoramento do Plano Plurianual (PPA) 2022 – 2025 de Niterói referente ao ano de 2022 será iniciado em julho! Se você faz parte da Rede PlaNit, atenção! Em breve serão enviados os relatórios para preenchimento das informações sobre as metas físicas realizadas no primeiro semestre de 2022. Ah, e não se preocupe: a SEPLAG encaminhará os materiais de apoio acerca da metodologia de monitoramento e estará disponível para tirar qualquer dúvida.

O PPA apresenta as entregas do Poder Público num período de quatro anos nas diferentes áreas temáticas de atuação como infraestrutura, saúde, educação e meio ambiente. As informações serão solicitadas com o objetivo de demonstrar o avanço das ações orçamentárias e programas finalísticos do PPA no ano de 2022, fortalecer a cultura da transparência na gestão pública do Município e permitir o controle social.

Você sabia?

O monitoramento do PPA 2022 ocorrerá através da ação integrada entre o órgão central de planejamento do município (a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão – SEPLAG) e os membros integrantes da Rede PlaNit, servidores designados como pontos focais nos diversos órgãos e entidades para tratar sobre temas de planejamento e orçamento.

Monitoramento do Plano de Metas

No início de julho, junto ao processo de monitoramento do PPA para o 1º semestre de 2022, a equipe da Subsecretaria de Planejamento da SEPLAG também enviará aos pontos focais da rede o link de acesso ao relatório de monitoramento do Plano de Metas Anual para a atualização das informações.

Importante: Como algumas metas do ano de 2022 também possuem previsão no Plano Plurianual, será realizado esse monitoramento de forma conjunta, com o objetivo de otimizar o trabalho da Rede e integrar cada vez mais o acompanhamento dos instrumentos de planejamento municipais.

Vale lembrar que a equipe da SEPLAG estará inteiramente à disposição nesse processo!

É membro novo da Rede PlaNit?

Não se preocupe! Você poderá assistir às capacitações para entender a pactuação e o monitoramento do Plano de Metas e ficar por dentro da metodologia!

Servidores da Subsecretaria de Orçamento recebem capacitação

No início de junho, a Subsecretaria de Orçamento realizou uma capacitação interna para os seus servidores e servidoras que atendem aos Órgãos da Prefeitura de Niterói. A iniciativa teve objetivo de qualificar, cada vez mais, os agentes que lidam com o orçamento municipal.

Site do SIGeo está de cara nova e mais informativo!

O site do Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo) foi atualizado! A nova versão reúne todas as aplicações do sistema em um único local. No portal, é possível consultar dados e informações sobre equipamentos municipais, Painel Covid, Ortofotos de imagens aéreas de 2014 e 2019, área para download de material cartográfico, e muito mais.

Além disso, o novo site possui um espaço para feedback do atendimento e apresentação do site, disponível para todo o público. O HUB conta ainda com uma barra de pesquisa que possibilita que seja encontrada qualquer informação relacionada ao SIGeo.

As atualizações do portal foram desenvolvidas pela equipe do SIGeo, que integra o Escritório de Gestão de Projetos de Niterói (EGP).

Boletim Niterói Transparente - Edição Maio/2022

O Boletim Niterói Transparente apresenta as informações referentes ao Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic) e do Portal da Transparência.

O e-Sic permite que cidadãos e empresas enviem pedidos de acesso à informação para os diversos órgãos e entidades da Prefeitura de Niterói. Já o Portal da Transparência permite acesso às informações públicas da cidade.

Processo eletrônico traz economia e agilidade à Prefeitura de Niterói

Durante a última década, Niterói tem obtido diversos avanços na modernização da administração, tornando seus processos mais ágeis e garantindo economia aos cofres públicos.

Com a implementação do Processo Eletrônico, lançado em setembro de 2021 como uma das iniciativas dentro da área de modernização da gestão, a expectativa é que o município tenha uma economia de cerca de R$ 1 milhão por ano.

Atualmente, são 10 tipos processuais de tramitação eletrônica obrigatória: publicação de Decreto de modificação orçamentária; pagamento de concessionárias pela administração direta; concessão de ajuda de custo para viagem; pedidos de adiantamento; pagamento de sentenças judiciais; repasses financeiros a órgãos da administração indireta; pagamentos de contratos de prestação de serviço e aquisições feitas pela administração direta a pessoas jurídicas contratação por adesão à ata de registro de preço; contratação por dispensa de licitação em razão de valor pela administração direta; e contratação direta por inexigibilidade.

2º Ciclo de Encontros sobre Orçamento

O evento foi realizado pela Subsecretaria de Orçamento da SEPLAG, nos dias 30 de junho e 1º de julho, com objetivo de aprofundar temas importantes para a execução orçamentária e apoiar os servidores dos demais órgãos na implementação de políticas públicas em Niterói. A Escola de Governo e Gestão (EGG) e o Laboratório de Inovação (LabNit) auxiliaram na realização das dinâmicas de grupo – com os mais de 80 servidores presentes – para imersão em temas técnicos, como ciclo orçamentária e crédito adicional, além de um cadastramento massivo em sistema de atendimento virtual, administrado pela EGG.

9º Encontro de Gestores

Fique de olho! Já se aproxima o 9º Encontro de Gestores, em que as lideranças dos Órgãos Municipais apresentam os resultados alcançados em seus Planos de Metas 2022. A SEPLAG coordena o evento, mas quem faz ele, são vocês! Por isso, atenção ao cronograma de monitoramento do Plano de Metas que será divulgado em breve para a Rede PlaNit.

Vem aí: prefeitura terá uma central de atendimento ao servidor

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG) vai inaugurar em breve o e-Niterói, uma central de atendimento ao servidor e à servidora. O objetivo é tirar dúvidas sobre os sistemas e-Cidade e e-Ciga. A central, que será instalada na sede da SEPLAG, oferecerá atendimento diariamente por meio de telefone, whatsapp, e-mail e abertura de chamado. 

Guia: Comunicação Pública (ABCPública)

O guia reúne referências em Comunicação Pública para os profissionais que atuam ou pretendem atuar no campo. A visão de comunicação centrada na cidadã e no cidadão é o núcleo do Guia e tem objetivo de ampliar os conhecimentos sobre os instrumentos e canais de comunicação disponibilizados aos cidadãos e cidadãs.

Livro: Inovação aberta na prática: como desenhar desafios públicos que geram soluções criativas para a atuação de governos (ENAP)

O objetivo do livro é trazer uma visão geral da inovação aberta a partir de desafios públicos, trazendo de forma prática um jeito de fazer que qualquer gestor ou servidor possa implementar.

Livro: Vida e carreira: um equilíbrio possível (Papirus)

Nesta obra, os autores buscam desvendar como conciliar de maneira satisfatória a vida pessoal e familiar com uma carreira bem sucedida. Os autores, Mário Sérgio Cortella e Pedro Mandelli, defendem que não se trata de utopia, ao mesmo tempo em que buscam ressaltar que a vida pessoal e profissional são elementos que compõe o cotidiano.

Disponível em livrarias (formato físico) e em e-Book (formato digital).

Evento: VI Congresso de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições.

Já estão abertas as inscrições para o VI Congresso Brasileiro Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições, que ocorrerá na modalidade Presencial, em Foz do Iguaçu, no Paraná, nos dias 12 a 14 de setembro de 2022. O evento é organizado pelo Instituto Negócios Públicos.

Curso: Agenda para o desenvolvimento sustentável: conceitos, mobilização e articulação (ENAP)

O curso apresenta principais conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o histórico de criação da Agenda 2030. O aluno também aprenderá a reconhecer os processos de formulação e de monitoramento dos ODS, assim como o papel dos governos locais e regionais para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Curso: Inteligência Emocional (ENAP)

O curso destaca a importância da gestão emocional para que o ser humano consiga autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para consigo e em sociedade. Essa competência permite a construção de uma mentalidade de crescimento e, a partir disso, a atuação de maneira produtiva e congruente na carreira e vida pessoal.

Evento: 8° edição da semana de inovação 2022 (ENAP)

A 8ª Edição do evento será em formato híbrido, e vai ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de agosto. O tema da vez é “Tempo de Criar” e a EGG já está se organizando pra oficina que será realizada pelo LabNit em Brasília, legal né? A equipe de Modernização também vai marcar presença, mas no Rio de Janeiro. Com tanta oportunidade, você vai ficar de fora dessa?

Curso: Desenvolvimento urbano na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (EGG)

O curso, com formato de aulas on-line (ao vivo), apresentará conceitos transversais sobre os temas relacionados à gestão de cidades da região metropolitana com base em dados e indicadores, como por exemplo definições e características das metrópoles, contextos históricos, marcos internacionais do desenvolvimento urbano, planejamento estratégico de desenvolvimento urbano integrado, governança metropolitana, entre outros.

Curso: Elaboração de Projetos (EGG)

Neste curso, no formato EaD, são apresentados conceitos sobre o desenvolvimento de projetos, triângulo das restrições, áreas de conhecimento que integram a elaboração de um projeto, assim como noções sobre custo, qualidade, recursos, comunicações, riscos e aquisições. Os alunos também terão foramação sobre o ciclo de vida de um projeto, Termo de Abertura de Projeto (TAP), entre outros conhecimentos relevantes para a área.