de olho na escola

Olá, pessoal! Tudo bem?

Venha conferir mais uma edição do Boletim da Escola de Governo e Gestão (EGG) de Niterói, a nossa EGG!

Entre os destaques do último mês, tivemos um importante encontro com a Controladoria-Geral da Prefeitura da Cidade do Rio, no qual apresentamos o nosso Plano de Capacitação. Também conversamos com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e o Laboratório de Experimentação da Administração Pública (LabX) do Governo de Portugal sobre modernização e inovação!

Além disso, a SEPLAG, através da EGG e do Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit), ofereceu a oficina de imersão sobre o acesso ao prontuário médico por meio do Portal de Serviços e está participando de ações na área da saúde, como o curso “Saúde da População Negra”.

Confira também nossas dicas de cursos, livros e eventos ligados à área de Administração Pública! Não perca as oportunidades!

Você vai levar aproximadamente 10 minutos.

fique por dentro

EGG apresenta Plano de Capacitação à Controladoria-Geral da Prefeitura do Rio

No início de julho, a EGG esteve na Controladoria-Geral da Prefeitura da Cidade do Rio para uma troca de conhecimentos, desafios e aprendizados do trabalho com gestão e desenvolvimento de pessoas! Os representantes da Fundação Municipal João Goulart também participaram do encontro. Na ocasião, apresentamos a Política de Desenvolvimento dos Servidores de Niterói, que inclui a criação da Escola, a metodologia para elaboração do inventário de competências específicas e transversais, o modelo de Gestão por Competências que estamos seguindo e as etapas de construção do Plano de Capacitação 2022-2023.

SEPLAG discute inovação e modernização na gestão pública com entidades de Portugal

Equipes da Subsecretaria de Modernização da Gestão (SSMG) e da EGG, vinculadas à SEPLAG de Niterói, participaram de uma reunião com representantes da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e do Laboratório de Experimentação da Administração Pública (LabX), ligadas à Secretaria de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa do governo de Portugal. No encontro, foram discutidas estratégias de governo digital para tornar a prestação de serviços públicos mais inclusiva e acessível para cidadãos.

Saúde da população negra em pauta!

A Prefeitura de Niterói, através do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, da EGG e das secretarias de Saúde e Direitos Humanos, está oferecendo o curso “Saúde Integral da População Negra”, voltado a gestoras e gestores, profissionais de saúde e conselheiras e conselheiros do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação, que foi iniciada no dia 25 de julho, presencialmente, tem o objetivo de qualificar agentes públicos que atuam na rede municipal para promover a equidade na atenção à saúde da população negra e, sobretudo, combater o racismo institucional. Em breve, as aulas serão disponibilizadas no formato EAD no site da EGG.

Oficina de imersão com servidoras e servidores discute soluções para a Saúde em Niterói

A SEPLAG, através da Subsecretaria de Modernização e do LabNit, realizou uma oficina de imersão com servidores da saúde de Niterói para debater como disponibilizar a solicitação de acesso ao prontuário médico por meio do Portal de Serviços. O encontro foi realizado em parceria com a Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde). Durante as dinâmicas, os profissionais puderam compartilhar suas ideias, observações e soluções, contribuindo ainda mais na otimização do acesso ao prontuário!

LabNit e SMU realizam oficina participativa da construção da Lei Urbanística de Niterói

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói (SMU) realizou, com apoio do LabNit, a Oficina Participativa da Lei Urbanística. O evento aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho na Sala Nelson Pereira dos Santos. Durante esses três dias, foram discutidas as ferramentas de planejamento para uso e ocupação do solo, o mercado do solo, preços, densidades, exclusão social e aplicação de conceitos nos quais a Lei Urbanística de Niterói será referência.

Webinário: Governo Digital, Inovação e Acesso a Serviços Públicos

No dia 14 de julho, aconteceu o webinário “Governo digital, Inovação e Acesso a Serviços Públicos”. O bate-papo foi marcado pela troca de experiências sobre inovação no setor público e contou com a participação especial do atual Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal da Serra (ES), Pedro Henrique Trindade de Souza! A gravação está disponibilizada no canal do Youtube da EGG!

EGG organiza oficina na Semana de Inovação da ENAP

A EGG já está se organizando para a oficina que será realizada pelo LabNit em Brasília, durante a Semana de Inovação 2022, com o tema “Tempo de Criar”. O evento é organizado pela ENAP e acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto, em formato híbrido.

🚨 No próximo bloco teremos mais uma dica sobre a Semana de Inovação da ENAP!

Portal de Serviços disponibiliza solicitação para autorização de poda

A solicitação de autorização para poda de árvore em imóvel particular já pode ser feita no Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói! A SEPLAG, através da Subsecretaria de Modernização da Gestão, lançou a novidade no último dia 28 de julho. Com isso, os cidadãos podem realizar o pedido no conforto do seu lar ou de onde estiverem! A solicitação também poderá ser acompanhada pelo celular ou computador.

Prefeitura de Niterói já alcançou 53% das metas previstas para 2022

Durante o 9° Encontro de Gestores, realizado com a presença do prefeito e lideranças dos Órgãos Municipais, a equipe da SEPLAG informou que a Prefeitura de Niterói já alcançou cerca de 53% das metas traçadas para 2022. O Plano de Metas Anual é uma das ferramentas utilizadas pela administração para modernizar a gestão da cidade e planejar o crescimento sustentável da cidade, alinhado com os demais instrumentos de planejamento do governo, como o Plano Plurianual e o Plano Estratégico Niterói Que Queremos. Entre os destaques estão a modernização da gestão, com iniciativas de digitalização dos serviços da Prefeitura, visando desburocratizar e agilizar o atendimento à população.

PLDO 2023 é aprovado na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Niterói aprovou Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) encaminhado pela Prefeitura. Em 2023, a cidade vai manter como prioridades os investimentos em saúde, educação e assistência social, além de obras de infraestrutura com o objetivo de gerar mais emprego e renda e aprimorar os serviços oferecidos no município. Em parceria com os demais órgãos da Prefeitura, a SEPLAG coordenou a elaboração do PLDO, que detalha as metas e prioridades da gestão para o orçamento do próximo ano. Serão destinados R$ 2,75 bilhões para projetos em benefício da população, como a Moeda Social Arariboia e a modernização das unidades de saúde.

dicas e oportunidades de parceiros

Atividade presencial: Linguagem Simples: complicando para descomplicar (ENAP)

No dia 9 de agosto, das 9h às 11h, acontecerá a oficina “Linguagem Simples: complicando para descomplicar”, oferecida pela Subsecretaria de Modernização da SEPLAG, que faz parte das atividades da Semana de Inovação 2022 promovida pela ENAP. O encontro será realizado no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá. Não perca essa oportunidade!!

Livro: Entre Mergulhos, Respiros e Respingos: Inovação pública para aprendizagem coletiva (ENAP)

O livro aborda quatro projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação em Governo (GNovaLab) da ENAP, em parceria com órgãos públicos federais no âmbito do programa Janela GNova 2020, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O foco do programa foi capacitar equipes do setor público brasileiro a partir de abordagens experimentais de imersão ágil e design.

Curso: Gestão de Conflitos e Negociação (ENAP)

O curso apresenta estratégias para resolver diferenças e divergências e tomar decisões de forma colaborativa. Com esses conhecimentos, é possível compreender sobre as formas efetivas de preservar e ampliar os objetivos a serem alcançados nas organizações.

Carga horária: 20h.

Disponível por 20 dias.

Curso: Planejamento e Organização Pessoal no Trabalho (ENAP)

O curso foi criado para apresentar ferramentas, reflexões e práticas relacionadas ao planejamento e organização pessoal no trabalho. Ele ajudará a trazer mais segurança, bem-estar e facilitará sua comunicação.

Carga horária: 20h.

Disponível por 30 dias.

próximos eventos e oportunidades

2ª edição do Curso de Gestão e Governança para OSCs - Programa Niterói Cidadã (EGG)

Organizações da Sociedade Civil de Niterói já podem se inscrever no curso, que neste ano terá a inclusão dos módulos sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).  Além disso, a equipe do LabNit também facilitará oficinas sobre Elaboração de Projetos e Comunicação. 

Curso: Cultura da Qualidade (EGG)

O curso apresenta aos participantes fundamentos e práticas relacionadas à busca da excelência das pessoas, processos, produtos, serviços e resultados. O foco está no atendimento mais harmônico às necessidades e expectativas das principais partes interessadas no desempenho da Gestão Pública Municipal.

Carga horária: 10h.